O Que é ser criança
Por: Wester Paula • 10/4/2018 • Trabalho acadêmico • 654 Palavras (3 Páginas) • 132 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE GUANAMBI
PSICOLOGIA
8º semestre, Noturno
Disciplina: Psicodiagnóstico Infantil
Docente: Anna Luísa Castro
Discente: Edth de Paula Matos.
O QUE É SER CRIANÇA
O conceito de criança em Piaget implica em afirmar que as estruturas tanto cognitivas quanto afetivas da criança são qualitativamente diferentes do adulto. O autor ainda vem dizer que, a criança não deve ser considerada um pequeno adulto e o termo criança só engloba o período da infância até a adolescência. Estudar a criança na teoria piagetiana é estudar as características ligadas à cognição, temporalidade e afetividade.
De acordo com Jean Piaget, o desenvolvimento humano se dá por meio de uma relação evolutiva entre o sujeito e o seu meio, ou seja a criança constrói suas ideias de acordo vai se relacionando com as experiências externas. Para o autor, o conhecimento é a ação do sujeito sobre o objeto, ou seja nosso conhecimento se desenvolve a partir da interação homem-meio, sujeito-objeto.
Para Piaget, a interação mostra-se como fator principal no despertar do desenvolvimento intelectual. A ideia construtivista, criada por ele, baseia-se no ponto de vista que o conhecimento se estabelece por meio da apropriação contínua do objeto pelo sujeito. É através das associações e assimilações proporcionadas pela interação com os objetos, o meio e tudo que este abrange, que o indivíduo passa a ser constituído. O que nos leva a perceber que, de acordo as ideias de Piaget, a criança constrói seu conhecimento através da ação, das vivências. Observa-se no entanto que, além de permitir o desenvolvimento afetivo e social, as interações realizadas pelas crianças são também primordiais para o seu desenvolvimento cognitivo.
Entre os estudiosos que se interessaram por compreender o psiquismo humano em especial o desenvolvimento infantil está Henry Wallon, com destaque a psicologia da criança, pois através dela seria possível ter acesso a origem dos processos psíquicos. Esse estudo da criança não é só um instrumento de compreensão do psiquismo humano, como também é uma forma de contribuição para a educação. (GALVÃO, 1995).
Wallon acredita que o desenvolvimento humano é constituído por etapas e que a idade estabelece um tipo particular de interações entre o sujeito e seu ambiente. O desenvolvimento depende muito do contexto em que o indivíduo está inserido. Sendo assim, aspectos físicos do espaço, as pessoas próximas, a linguagem e os conhecimentos próprios a cada cultura determina o contexto de seu desenvolvimento. De acordo a criança vai crescendo também vai interagindo de forma mais consistente com o ambiente, retirando dele recursos para seu desenvolvimento (GALVÃO, 1995).
Os autores supracitados destacam em seus estudos a importância da interação com o meio externo para que aja o desenvolvimento, salientando que para que a criança se desenvolva é necessário estabelecer relações com os objetos, com o meio, com o diferente. Contudo, para Piaget a socialização e o desenvolvimento da criança ocorre de acordo com as exigências e pressões do meio em que é inserida, através de esquemas e formulações cognitivas que a mesma vai produzindo e modificando. Diferente de Wallon, que propunha que a socialização da criança ocorre desde os primeiros momentos de sua vida e que modificava através do seu contato com o meio Assim sendo, para Piaget o desenvolvimento infantil ocorria de dentro para fora, e para Wallon de fora para dentro.
...