O Que é Emoçao
Artigo: O Que é Emoçao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 001419 • 18/11/2014 • 451 Palavras (2 Páginas) • 742 Visualizações
O que é a emoção?
Não é fácil definir ou conceituar as emoções, pois elas não podem ser observadas diretamente, então, analisamos e definimos sua existência através dos comportamentos .
As emoções são um estado de excitação que mexe com todo o nosso organismo.
Muitas às vezes usam o termo emoção para atribuir algo relacionado ao sentimento ou outros estados afetivos em geral, porem muitos autores preferem diferenciar, e atribuir diferentes termos para emoção e sentimentos, pois mesmo se relacionando , possuem significados diferentes e agem de maneiras diferentes.
As emoções, segundo alguns autores é o estado de experiências internas, um impulso que nos move e leva nosso organismo a ação, diferencia-se dos sentimentos, pois sentimentos são descrito como informações que os indivíduos sentem nas situações vividas. Sentimentos pode-se dizer que são emoções com características mais duráveis.
Sem as emoções as pessoas não percebem significado nos acontecimentos.
Existem algumas oposições entre sentimentos e emoções, as emoções são publicas os sentimentos privados, a emoção é inconsciente e o sentimento é consciente.
As emoções por serem difícil de definir e conceituar existe três indicadores utilizados para identificar as emoções:
1- Relatos verbais. - é preciso solicitar que o individuo fale, escreve e descreva a respeito do que está sentindo.
2- Observação do comportamento. – mesmo que uma emoção possa derivar e vir acompanhada de respostas diferentes e distintas, as emoções podem ser muitas vezes expressas por uma única resposta corporal. Então observa-se os gestos, expressões, posturas e movimentos corporais para identificar uma emoção.
3- Indicadores fisiológicos. – durante um estado de emoção pode ocorrem diferentes alterações fisiológicas, como eletricidade da pele; mudança na pressão, volume e composição do sangue e do ritmo cardíaco; mudança na temperatura; dilatação da pupila do olho; aumento da secreção das glândulas salivares e etc.
Sobre desenvolvimento emocional acreditam que começa antes mesmo do nascimento, e é unanima a ideia de que o recém-nascido já apresentam suas reações “emocionais”, que derivam em sentimentos de prazer e de desgosto.
O desenvolvimento emocional além de depender da aprendizagem, também depende do desenvolvimento e amadurecimento das células, tecidos, músculos e órgãos. Ou seja, do organismo físico.
As emoções são “inatas ou aprendidas?”, não há como dar ou afirmar uma resposta, pois as emoções têm muito de inato e também de aprendida.
No processo de aprendizagem no desenvolvimento emocional são apontados três processos de aquisição de respostas emocionais: a imitação (observação de um modelos e seguida da incorporação das respostas do mesmo), o condicionamento (associação a um estimulo neutro com outro já capaz de provocar uma reação emocional), e a compreensão (as emoções são geradas através da recepção e interpretação e informações, ou seja, por processos racionais lógico. A razão nos faz compreender as consequências de determinados evento e nos leva a sentir emoções
...