O RESUMO DO FILME DIVERTIDAMENTE
Por: 091020 • 5/12/2021 • Resenha • 328 Palavras (2 Páginas) • 2.122 Visualizações
RESUMO DO FILME DIVERTIDAMENTE
Lançado em 2015, a animação Divertida Mente (Inside Out), tem como protagonista a personagem Riley, uma garotinha de 11 anos que cresceu em Minnesota, onde era rodeada de amigos, e também, onde criou memórias importantes para sua formação como pessoa, que foram chamadas de "memórias base".
No entanto, essa vida feliz e bem estruturada que ela tinha, foi bruscamente mudada quando seus pais decidem se mudar para São Francisco, dito isso, toda essa mudança é mostrada de forma literal pelas emoções que a impulsionam, sendo elas, o medo, a alegria, o nojo, a raiva e a tristeza. A alegria demonstra um papel de liderança, ela age como uma mediadora de todas as outras emoções, tentando fazer com que tudo fique bem, o que de certo modo poderia ser bom, porém, acaba implicando em reprimir outra emoção, a tristeza.
Na animação, a raiva tem o papel de despertar o lado competitivo de Riley e também o seu senso de justiça, enquanto o medo impede Riley de se machucar, fazendo com que ela se torne mais cuidadosa, já o nojo implica na formação da personalidade da garota, fazendo com que essa determine seus gostos por comida, moda ou sociabilidade, porém a tristeza, essa quase nunca aparece, é geralmente negligenciada.
O maior problema da estratégia da alegria, de sempre ser positiva em momentos ruins, e ignorar a tristeza. Esperando que ela vá embora, o que acontece na animação, porém, junto com a tristeza, vai também alegria, e é aí que Riley busca alguma forma de expressar tudo quanto fora reprimido, a garota foge de casa e quando volta, podemos perceber a importância do sentir, do se expressar.
Em Divertida Mente, é perceptível a influência da mãe de Riley quando ela diz para a menina de alegrar, visto que o pai estava muito estressando, em outras palavras, "ponha um sorriso no rosto e ignore seus sentimentos de angústia". Não validando os sentimentos, fazendo com que estes voltassem se forma pior.
...