TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Roteiro de Estudo 1 – História dos Testes Psicológicos

Por:   •  25/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.883 Palavras (8 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 8

Roteiro de Estudo 1 – História dos Testes Psicológicos

  1. O que é um teste psicológico?

R: É um instrumento sistemático, com procedimento padronizado, baseado em teorias científicas, que permite o psicólogo observar e mensurar processos psicológicos, ou seja, o comportamento de um indivíduo, onde o resultado geralmente é convertido em números e escalas.  

  1. O que é Avaliação Psicológica e no que ela consiste?

R: É o processo inteiro de avaliação, que envolve a junção das informações obtidas do indivíduo através das entrevistas, testes, observações e análise de documentos.

  1. Como se define a Avaliação Psicológica segundo o CFP?

R: “A avaliação psicológica é entendida como o processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas – métodos, técnicas e instrumentos.” (Resolução CFP N.º 007/2003). Além disso, o CFP define a Avaliação Psicológica como uma função privativa do psicólogo.

  1. Qual o objetivo da Avaliação Psicológica?

R: Buscar informações que ajudem os psicólogos a responderem questões sobre o funcionamento psicológico das pessoas, já que são baseadas em métodos científicos, chegando a respostas mais confiáveis.

  1. Como é definido o Processo Psicodiagnóstico segundo Cunha (1993) e Ocampo e Arzeno (2001)?

R: Segundo Cunha, é um processo científico que utiliza técnicas e testes psicológicos, individuais ou não, para entender problemas com base em teorias, identificar e avaliar aspectos específicos, classificar casos e prever possíveis andamentos, comunicando os resultados e, se for o caso, propor soluções.

Já segundo Ocampo e Arzeno, configura uma situação onde o paciente pede ajuda e o psicólogo aceita o pedido, se comprometendo a ajudar de acordo com as possibilidades. O objetivo é compreender, o mais profundamente possível, a personalidade do paciente ou do grupo atendido, podendo focar na investigação um aspecto específico, ligado aos sintomas observados, abrangendo aspectos do passado, presente e futuro dessa personalidade.

  1. Quais são as etapas de um processo de avaliação psicológica?

R: 1. Rapport: Ocorre a recepção e o acolhimento do paciente, estabelecendo vínculo, funcionando como “quebra gelo”. 2. Enquadre: Estabelecimento do contrato referente ao trabalho que será realizado. 3. Entrevista: Técnica de investigação, centrada no paciente, com certo grau de estruturação. 4. Aplicação de Instrumentos: realização de testes. 5. Encerramento: término do processo e esclarecimento de dúvidas.  

  1. Quem pode solicitar Avaliação Psicológica e onde é mais utilizada?

R: Pode ser solicitada por educadores, psicólogos, médicos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, juízes e advogados, sendo mais utilizada em clínicas psiquiátricas, clínicas psicológicas, psicologia escolar e seleções.

  1. O que é Padronização e por que devemos padronizar um teste psicológico?

R: É a uniformidade em todos os procedimentos de aplicação de um teste, um teste é padronizado quando possui regras para ser aplicado e avaliado sempre da mesma forma. É importante para garantir que a coleta de dados seja de boa qualidade, pois uma coleta mal feita, torna o protocolo do sujeito inválido.

  1. Quais as condições necessárias de aplicação de um teste para que ele mantenha a sua uniformidade?

R: Deve-se ter os materiais de teste necessários e de qualidade, instruções para realização do teste, definição de limite de tempo, boa iluminação, ausência de ruídos, o participante precisa estar interessado e em boas condições de saúde, o aplicador deve ter postura, passar segurança, cooperação e informações claras.

  1. O que é Precisão de um teste psicológico?

R: Refere-se a estabilidade do teste, ou seja, quando há proximidade nos escores obtidos pela mesma pessoa quando realiza o mesmo teste em ocasiões diferentes.

  1.  O que é Validade de um teste psicológico?

R: É o cumprimento da tarefa de medir o que o teste de destinou a medir, ou seja, é a comprovação de que o teste mede aquilo que propõe.

  1. Quais são os fatores intrínsecos e extrínsecos que podem influenciar nos resultados tanto positivos como negativos em uma prova psicológica?

R: Extrínsecos (ambientais): iluminação, temperatura, ventilação, higiene, ruídos, interrupções, apresentação e imagem do aplicador.

Intrínsecos (pessoais): deve estar em condições normais de saúde físicas e psicológicas, medo, ansiedade, gripe, dores, podem influenciar nos resultados.

Roteiro de Estudo 2 – Entrevista segundo Bleger

Obra para consulta: BLEGER, J. Temas de Psicologia: Entrevista e Grupos. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Segundo Bleger (1998), responda:

  1. Como é definida a entrevista?

R: É um instrumento fundamental do método clínico, sendo uma técnica de investigação, sendo assim possui procedimentos e regras para ampliar, verificar e aplicar conhecimento científico.

  1. Quais as considerações sobre a entrevista realizada por um psicólogo?

R: Considerações ontológicas: existência de um mundo objetivo, independente do que conhecemos ou não; considerações gnosiológicas: mais subjetiva, somos o que conhecemos, conhecimentos estes que obtemos dos fenômenos.

  1. Quais os tipos fundamentais de entrevista?

R: Entrevista aberta: o entrevistador tem liberdade para perguntar e intervir, podendo, assim, fazer uma investigação mais ampla da personalidade do entrevistado e de suas variáveis.

Entrevista fechada: perguntas previamente definidas, devendo seguir a ordem de cada uma, esse tipo facilita a comparação de dados e padronização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com