O Sistema Único de Saúde
Por: leansiedade • 22/11/2018 • Dissertação • 270 Palavras (2 Páginas) • 142 Visualizações
Sistema Único de Saúde.
A UNIDADE DE SAÚDE DA FAMILIA É UMA UNIDADE PÁBLICA DESTINADA A POPULAÇÃO, NA REALIZAÇAO DE ATENÇÃO BÁSICA, REALIZANDO COM UMA EQUIPE MULTIPROFISSONAL
HABILITADA PARA DESENVOLVER AS ATIVIDADES DE PROMOÇÃO, PROTEÇÃO, PREVENÇÃO COM AS CARACTERÍSTICAS DE NÍVEL PRIMÁRIO DE ATENÇÃO.
E DE GRANDE IMPORTANCIA ESTABELECER UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL COM DIVERSAS FUNÇÕES, COMO POR EXEMPLO: MEDICO, ENFERMEIRO, AUXILIAR OU TECNICO DE ENFERMAGEM, AGENTE COMUNITÁRIOS DA SAÚDE.
- A unidade de Saúde da Família deve trabalhar com a definição de um território de abrangência, que significa a área sob sua responsabilidade de cada grupo.
- Há atenção básica com vistas domiciliares tem uma grande função pois irá dar um valor gráfico ao fim da semana que como está a população da região, assim fazendo novos projetos de o que precisa melhorar.
- Fazer com que a saúde seja reconhecida como um direito de cidadania e, portanto, expressão da qualidade de vida toda a população.
Reino Unido, Canadá, Austrália, Portugal, Costa Rica; São os países com o sistema de saúde parecido com o do sistema único de saúde (SUS), do brasil.
Portugal “Em Portugal, o Serviço Nacional de Saúde, criado em 1979, desfruta de um “forte consenso em torno de seu modelo de funcionamento”.
Costa Rica “Na Costa Rica, o sistema de saúde é baseado em seguro público de saúde, de caráter universal, solidário e obrigatório”.
Reino unido “No caso do Reino Unido, o Serviço Nacional de Saúde (NHS, na sigla em inglês), um dos mais consolidados do mundo, criado em 1948, oferece acesso gratuito a toda população, com forte ênfase na atenção básica. “Um médico da família acompanha diretamente cada núcleo família”.
...