TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Surgimento Da Psicologia No Brasil

Dissertações: O Surgimento Da Psicologia No Brasil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  891 Visualizações

Página 1 de 4

O surgimento da psicologia e seu desenvolvimento no Brasil

Estudar a historia e entender a nossa própria origem e saber que tudo que existe foi fruto de um sentimento, pensamento, planejamento e concretização de alguém, somente com esta analise podemos entender o contexto e o porquê do estado atual e do seu possível avanço.

Após o desenvolvimento econômico e a expansão territorial da Grécia os gregos acharão que necessitavam de uma compreensão maior das coisas ao seu redor então se pós a analisar questões como a filosofia e a arte. Os gregos acreditavam que poderiam acabar com desavenças através dos argumentos, essas disputas se davam nas praças ou sinagogas, o tema principal era o esvaziamento dos pensamentos impostos pela sociedade e entrar no campo do logos (Razão), fazendo assim um exame da própria alma ou do eu interior (Paídos) para que novas idéias surjam é preciso se esvaziar primeiro, sair da zona do comodismo e questionar, o porque? Da existência de tal coisa. Grandes nomes como Sócrates, Platão e Aristóteles surgiram para mudar conceitos formados na época, entre as teoria esta a que os homens são diferentes dos animais por serem racionais ou seja terem o sentindo de certo e errado, Platão defendia a versão de Sócrates e procurava definir um lugar para a alma ou razão sendo este lugar a cabeça e a medula a ligação entre a alma e o corpo acreditava que após a morte o corpo de esvaneceria porem alma estaria pronta para habitar um novo corpo, já Aristóteles afirmada que o corpo não pode ser separado da alma (psyche) pois tudo que existe tem uma alma seja uma simples flor ou um ser humano, o vegetal teria a alma vegetativa; alimentação e reprodução os animais a alma sensitiva; alimentação, reprodução, percepção e movimento e o homem teria os dois níveis anteriores e a razão.Na idade media o Império Romano domina a Grécia e influencia sua cultura com a imposição do cristianismo uma força religiosa que passa a ser dominante, mesmo com o ataque por volta de 400 d.c que levou a desestruturação econômica o cristianismo se mantém e ate se fortalece tornando-se a religião predominante da idade media. A igreja caminhava junto com o poder econômico e político e também monopolizava o saber inclusive os psíquicos.

Nesta época surge dois filosofo da igreja católica São Agostinho (354 - 430) e São Tomas de Aquino (1225 - 1274).

São Agostinho considera a idéia de Platão porém defendia que a alma era mais que uma simples posição para a razão e sim o local da manifestação Divina, a ligação do homem com Deus e assim a igreja passa a se preocupar com a compreensão e o sabe.

São Tomas de Aquino viveu em uma época onde houve desafios para Igreja Católica pois foi quando apreceu o protestantismo, a revolução Francesa e a industrialização da Inglaterra surgindo assim o capitalismo,que fez com que muitos questionassem os dogma do Catolicismo. Após estes questionamentos coube a igreja procurar novos conceitos para justificar o relacionamento do homem com Deus, isso ficou a cargo de São Tomas de Aquino e foi em Aristóteles que encontrou a apologia que precisava sendo ela a teoria da Essência e Existência, essa teoria diz que o homem em sua existência busca a perfeição durante sua vivencia São Tomas diz que somente Deus é perfeito e que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com