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O nascimento da filosofia e a decadência mítica

Por:   •  21/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  536 Visualizações

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PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

ESCOLA DE SAÚDE E BIOCIÊNCIAS

CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA RAÍZES DO PENSAMENTO PSICOLÓGICO

O nascimento da filosofia e a decadência mítica

                                                                        

                                                        Maedra Zanello Milléo

                                                                           Turma B /diurno

Curitiba

2016

No primeiro capítulo do livro, Danilo Marcondes, retrata um pensamento que existia antes do pensar filosófico, o mítico. Este pensar consistia em uma forma pelo qual um povo explica de uma forma sobrenatural (misteriosa) aspectos da realidade em que vive. Este por muitas vezes sendo sinônimo de ´´ mentira ``, são parte de uma tradição cultural transmitida basicamente pela oralidade em que se supõe a aceitação dos indivíduos, à medida que estabelece as experiências do real.  

O pensar filosófico-científico, que começou na cultura grega o principio desse pensamento, caracteriza uma ruptura com o mítico, porém de forma gradual. Na sociedade em que a atividade comercial se tornava importante e que se secularizava. Além de se ter um contato grande com outras culturas . Ou seja, é um período de longa transição onde o pensamento mítico muda seu papel e perde seu poder explicativo, mas não quer dizer que este desapareça por completo.

 Os primeiros pensadores elaboraram uma união de noções básicas sobre a natureza, que vai ser usado como ponto de partida para tentar explicar a realidade:

  • a physis que o objeto de investigação é a natureza, assim o mecanismo de compreensão da realidade natural encontra-se na própria realidade;
  • a causalidade que é  o estabelecimento de uma conexão causal entre certos fenômenos naturais tendo um caráter regressivo;
  •  a arqué para evitar a regressão infinita da causalidade toma a existência de um elemento primordial que serviria de ponto de partida ;
  •  o cosmo é uma ordem hierárquica onde alguns elementos são mais básicos que outros ;
  • o logos significa discurso é uma explicação em que razões são oferecidas ;
  •  o caráter crítico é a forma como as teorias eram apresentadas podendo ser debatidas e estimuladas a formulação de novas hipóteses, a única exigência era que as propostas discrepantes conseguissem ser justificadas e fundamentadas .

In: MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofiados pré-socráticos a Wittgenstein . 13 ed. Rio de Janeiro :Jorge Zahar Ed, 2010.

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