O que é psicoterapia
Por: adfdsgdhjgkhljl • 19/5/2017 • Trabalho acadêmico • 380 Palavras (2 Páginas) • 194 Visualizações
Caracterização e conceituação
A psicoterapia é uma capacitação pessoal, o psicoterapeuta exerce a função de auxiliar ao ser analisado a se reconhecer como pessoa, a reconhecer o seu lugar no mundo, através de um conjuntos de técnicas, que por sua vez podem ser definidas como ferramentas/recursos específicos utilizados para interferir em determinado ponto durante o processo terapêutico. A psicoterapia visa à tentativa de alinhar a esfera do Sentir com o Pensar e o modo de Agir.
Ela pode ser conceituada, ainda, como uma tentativa de passagem, de ligação, que liga um ponto inicial a um desfecho, que poderia ser um novo jeito de ser ou de agir, um novo jeito refazer alguma coisa, fugindo da repetição que adoece. É uma construção progressiva iniciada através do processo de estabilização do vinculo terapêutico, que se constitui como um laço interativo e mútuo.
A psicoterapia é regida e caracterizada por dimensões que norteiam o analista e dão contorno ao processo terapêutico. A Congruência se caracteriza como uma dessas dimensões, e se faz responsável por proporcionar, principalmente ao individuo analisado, ser verdadeiro, ser ele mesmo, transparente, genuíno. Já a Aceitação quase incondicional perpassa pela aceitação do outro, de aceitar com naturalidade e de forma valorativa tudo o que o outro é, sem julgamentos. Outra dimensão fundamental para uma boa dinâmica e desenvolvimento da psicoterapia é a Empatia, que se caracteriza como uma habilidade de absorver o outro, nos colocando em seu lugar na tentativa de uma compreensão melhor/maior do lugar que o outro ocupa.
Já as dimensões da Concreticidade, Imediaticidade e Confrontação são três dimensões que compõem um único eixo. A Concreticidade é a capacidade de sintetizar as experiências expostas pelo outro em elementos concretos. A Imediaticidade utiliza a mesma definição, mas com o a especificidade de tratar de momentos atuais, do que está acontecendo com o individuo no momento atual de vida dele. Já a Confrontação se utiliza dos elementos estabelecidos pela Concreticidade e Imediaticidade, com o intuito de comparar e indicar incoerências entre desejos, pensamentos, atos e sentimentos.
Os efeitos dessas dimensões, quando presentes em quem escuta, podem ser observados, ao longo do processo e ao termino dele, na pessoa que é tratada, com esta desenvolvendo a sua auto confiança, sua abertura a novas possibilidades, um novo jeito de ser ou agir.
...