O que é sociologia?
Tese: O que é sociologia?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lizianesuita • 2/9/2014 • Tese • 1.159 Palavras (5 Páginas) • 261 Visualizações
O que é sociologia
O uso do termo ciência impõe a utilização de uma sucessão de métodos sistemáticos para estudar o mundo natural e social. As ciências naturais são as disciplinas que buscam a compreensão do mundo natural-físico-biológico, utilizando método científico para encontrar padrões nas relações de causas e efeito dos fenômenos naturais. Essas disciplinas são divididas em a química, a física e a biologia e assim por diante. Na química vamos encontrar a química orgânica a fisioquímica a bioquímica e etc.
A física está dividida em física quântica, física nuclear astrofísica etc.
A biologia divide-se em microbiologia, genética, zoologia e outras disciplinas.
As ciências sociais têm como objetivo de estudos as interações humanas, englobando o mundo social e assim como as ciências buscam as ciências naturais e a objetividade através da utilização rigorosa do método científico.
A sociologia como disciplina científica surgiu no século XIX e foram criadas as outras áreas de estudos da ciência social e assim ela é conhecida como a “mãe” de todas as ciências sociais, assim a sociologia parece invadir o campo de outras disciplinas, como a ciência política, a economia ou antropologia. A sociologia é uma divisão das ciências sociais e é o estudo sistemático dos grupos e sociedades criados pelos seres humanos e de como, estes por outro lado afetam a vida das pessoas.
Os sociólogos estão interessados nas áreas onde a estrutura social e a cultura se inter-relaciona, as pessoas tem um senso comum de que a sociologia é igual a trabalho social, esta não é a função da sociologia. Sociologia é o estudo cientifico do comportamento humano que é construído pela sociedade ou o estudo das interações humanas.
A sociologia neste sentido é um campo de atividades mais acadêmico, científico e teórico do que o trabalho social que é mais rápido. Os sociólogos de modo geral examinam as forças sociais e observam as tendências e os padrões que podem ser generalizados. Quem consagrou o uso da palavra sociologia foi Augusto Comte, em 1839, por denominar essa nova ciência e definir o seu campo de trabalho, Comte é considerado o “pai” da sociologia.
A sociologia aborda principalmente a influência das relações sociais nas atitudes das pessoas e no seu comportamento, e como as sociedades mantêm sua estabilidade e sofrem mudanças.
Uma das preocupações mais importante da sociologia é com a desigualdade institucionalizada ou estratificação social.
A sociologia tem como objetivo de estudo tratar das interações e das relações humanas, a sociologia trás um fato novo para o campo científico que é o papel do observador que neste caso é o cientista social. Diferentes das outras ciências tem o objetivo de estudo o próprio observador e este do mesmo tempo observa o fenômeno ele sofre as influências e a influência de seu objetivo de estudo. Por tanto, a sociologia como disciplina deve possuir seus próprios meios de investigação, considerando esta dualidade do observador e procurando atingir a maior objetividade possível em todos os estudos.
A pesquisa social, o pesquisador deve confiar nas evidências coletadas através da observação sistemática; há necessidade de provas. Nas conversas cotidianas, nós acreditamos de modo geral em boatos e crenças porque eles parecem por demais óbvios ou até mesmo lógicos. Para a ciência há necessidade de evidência empírica ou factual.
O pesquisador das ciências sociais deve se preocupar com minimizar o erro e o preconceito, para isso deve utilizar uma variedade de técnicas ordenadas. O cientista social deve ser rigoroso na adoção dessas estratégias para que seu procedimento seja científico.
A sociologia tem ao menos três linhas mestres explicativas, fundadas pelos seus autores clássicos, das quais podem se citar, não necessariamente em ordem de importância: 1° a positivista-funcionalista, tendo como fundador Augusto Comte e seu principal expoente clássico em Émile Durkheim, de fundação analítica; 2° a sociologia compreensiva iniciada por Max Weber, de matriz hermenêutico-compreensiva; e 3° a linha de explicação sociológica dialética, iniciada por Karl Marx que mesmo não sendo um sociólogo e sequer se pretendendo o tal, deu inicio a uma profícua linha de explicação sociológica.
Estas três matrizes explicativas, originadas pelos seus três principais autores clássicos, originaram quase todos os posteriores desenvolvimentos da sociologia, levando à consolidação como disciplina acadêmica já no inicio do século XX. É interessante notar que a sociologia não se desenvolve apenas no contexto europeu. Ainda que seja relativamente mais tardio seu aparecimento nos Estados Unidos, ele se dá, em grande medida, por motivações
...