OS TRÊS PASSOS ESPECÍFICOS PARA LIDAR COM A RESISTÊNCIA
Por: lulugaza • 13/11/2017 • Trabalho acadêmico • 458 Palavras (2 Páginas) • 445 Visualizações
ResistÊncia a consultoria
Volume 1/ Edição 1[pic 1]
RESISTENCIA X UMA QUESTÃO COGNITIVA
Não há condutas de, verbalmente desestimular o cliente de sua resistência, uma vez que a mesma está ligada diretamente a sentimentos e os mesmos não podem ser variados através da fala.
Como em um processo de consultoria não lutar contra a resistência?
É necessário lidar com ela naturalmente, deixando-a que se dissipe, que a “tempestade passe”, e dê lugar a calmaria!
TRES PASSOS ESPECIFICOS PARA LIDAR COM A RESISTENCIA
- Pegar pistas!
O consultor precisa fazer uma análise para descobrir o que está acontecendo, e qual o rumo a resistência está tomando. Dê preferência a analise não verbal.
- Dê nome a resistência!
Após a descoberta da resistência, fale de forma autentica para o cliente incentivando-o a colocar o sentimento para fora. É fundamental encontrar as palavras corretas.
- Ficar quieto!
O consultor encontrou a resistência, colocou-a em palavras, agora está na hora de dá espaço para o cliente desabafar e encarar as suas responsabilidades. Fique em silencio e deixe-o falar.
“ Confie que o cliente aprenda com o projeto mais tarde, depois que você tiver ido embora. ”
Não encare como pessoal
Este é um dos fatores mais difíceis. Apesar das palavras usadas, a resistencia não tem por objetivo colocar sua competencia em descredito.
A defesa e a resistencia são um sinal de que voce tocou em algo importante e valioso. O fato surgiu agora de forma dificil. Tente sempre avaliar o que está por tras da pergunta, para fazer com que a afirmativa seja articulada. Lidar com a resistencia é mais dificil do que coletar dados e mais dificil do que apresentar boas ideias para implementação.
Respostas de boa fé[pic 2]
A maioria das perguntas que lhe são feitas sobre metodologia e sobre está sentindo (trata-se da expressão de desconforto e defensiva que o cliente está alimentando). Uma regra basica é da respostas sinceras ( de boa fé) para o cliente. Lide com o problema de assumir a resposnsabilidade e de comprometimento e não lide com resistencia como se ela fosse meramente um problema de procedimentos e método.
Dando consultoria a uma rocha
Apesar de todos os bons resultados que o consultor realizou e do trabalho perfeito, seu relacionamento com o cliente não existe. O cliente pode ser omisso, não comunicativo e achar que o que voce realizou, não foi mais do que sua obrigação. Para um consultor preparar a sua frustração pode-se levar em contas:
- Não buscar aprovação (se ela vinher otimo);
- Não espere que a responsabilidade seja compartilhada de forma igual, espere critica e deixe que o cliente tenha bastante controle dos procedimentos usados no processo;
- Minimize a explicação de dados (seja direto);
- Confie que o cliente aprenda com o projeto mais tarde, depois que voce tiver ido embora;
- Demosntre confiança;
- Continue agindo.
...