Objetivos ergonômicos
Tese: Objetivos ergonômicos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 987654321000 • 23/11/2013 • Tese • 2.451 Palavras (10 Páginas) • 330 Visualizações
Passo 1 – Apenas Leitura
Passo 2 – Responder as questões a seguir.
1) Quais são os Principais objetivos da ergonomia?
O objetivo da ergonomia é aperfeiçoar as interações do ser humano com suas atividades de forma integrada, promovendo eficácia, segurança, saúde e bem-estar do usuário.
2) Quais aspectos caracterizam os estudos percussores da ergonomia até a II Guerra Mundial?
A ergonomia teve suas origens na segunda guerra mundial, mais propriamente em 1949 quando falharam as formas tradicionais de resolução do conflito ente homens e máquinas.aspectos mais caracterizantes eram: pela maior eficiência das máquinas, por uma informatização cada vez mais difundida e por uma automatização.
3) Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde sua origem?
No inicio o estudo se baseava sobre a máquina a qual o trabalhador tinha que se adaptar. E o operador era selecionado de acordo com os requisitos da máquina.
Com o decorrer dos anos e por análise de problemas e de erros humanos o estudo passou a concentrar-se no homem, procurando uma modificação nas máquinas levando em consideração os limites do trabalhador. Adaptando assim a máquina ao ser humano nascendo assim um moderno conceito de ergonomia. Oferecendo ao trabalhador ajustes que tornam o trabalho confortável e produtivo.
4) No que consiste a abordagem macroergonômica?
Consiste na adequação organizacional voltada à concepção e gerenciamento das novas tecnologias. Sua aplicação evidencia interações no contexto social e organizacional para a melhor adequação do sistema de trabalho e concepção de novos sistemas.
5) Apresente, pelo menos, três exemplos possíveis de aplicações da ergonomia.
1- Ao levantar uma carga do chão deve-se flexionar os joelhos, distribuindo assim o peso sobre os joelhos e não sobre a coluna.
2- Ajustar a altura do computador e da cadeira mantendo a coluna alinhada seja no trabalho ou em casa, são medidas ergonômicas que irão contribuir para uma melhor qualidade de vida.
3- Tornar hábito a pratica de ginástica laboral antes de iniciar uma jornada de trabalho, isso ira relaxar seus músculos e sua jornada de trabalho será mais produtiva e satisfatória.
PASSO 3 - Escolher cinco pessoas, dentre familiares, amigos, colegas de trabalho ou alunos de outros cursos, e relatar o grau de conhecimento deles sobre Ergonomia. Analisar, com base nas respostas das questões do Passo 2 desta etapa, se os conhecimentos apresentados são coerentes com os reais conceitos de ergonomia.
- Após realizada a entrevista constatamos que apenas 1 (20%), das 5 pessoas entrevistadas tinham conhecimento de ergonomia ao serem perguntadas, o restante das pessoas, sabiam o que era ergonomia, mas não de forma objetiva e clara.
Etapa 2
Passo 1 – Apenas Leitura
Passo 2 - Elaborar, com base na leitura do estudo de caso proposto no Passo 1 desta etapa, uma proposta comercial para a empresa de transporte coletivo, para adequação do posto de trabalho, seguindo as boas práticas da Ergonomia e Antropometria, contendo: Descrição Geral; Requisitos de Implementação; Condições Gerais; Considerações Finais.
Responder às questões a seguir.
1-Quais são os principais objetivos da ergonomia?
Adequação do trabalho as capacidades naturais do homem, pela organização de métodos e construção de máquinas e equipamentos adequados às características de cada pessoa; (Exigência Técnica)
Aumentar a eficiência do trabalhador ao longo do tempo, pois trabalhador doente não gera lucro, e sim, prejuízo; (Exigência Econômica) Prevenção de acidentes e doenças profissionais, e sendo mais relacionadas a informática, doenças musculoesquelético; (Exigência Social) Redução da fadiga e desconforto físico e mental do trabalhador.
2-Que aspectos caracterizam os estudos precursores da ergonomia até a II Guerra Mundial?
A Ergonomia como disciplina, teve as suas origens na Segunda Guerra Mundial, mais propriamente em 1949, quando falharam as formas tradicionais de resolução do conflito entre homens e máquinas.
Foram nessa época, que se evidenciam as incompatibilidades entre o progresso humano e o progresso técnico. Os equipamentos militares exigiam dos operadores, decisões rápidas e execução de atividades novas (aviões mais velozes, radares e submarinos) em condições críticas, o que implicava complexidade e riscos de decisão.
A guerra solicitou e produziram máquinas novas e complexas, inovações essas, que não corresponderam ao que delas se desejava porque, na sua concepção, não foram tomadas em consideração, as características e as capacidades humanas.
3-Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde sua origem?
Numa perspectiva histórica, consideram-se pontos fundamentais na evolução da Ergonomia, em que o estudo se centrava sobre a máquina, à qual o trabalhador se tinha de adaptar. Procurava-se selecionar e formar o operador de acordo com as exigências e características das máquinas, ainda que por vezes, à custa de uma longa e difícil aprendizagem.
Já na face aos problemas levantados pelos erros humanos, o estudo começou a centrar-se no Homem. Procurava-se uma modificação das máquinas, tendo em consideração os limites próprios do Homem.
Ou o atual, em que se considera a análise do Sistema Homem – Máquina, ou mais corretamente, Homem – Trabalho.
4-No que consiste a abordagem macroergonômica?
A abordagem ergonômica de Macroergonomia é consequência da evolução do campo de estudo da ergonomia e também da evolução do ambiente (e.x., tecnologia). A preocupação com os efeitos das novas tecnologias em organizações, e consequentemente, seus efeitos no trabalho realizado, tornaram necessário o desenvolvimento de uma nova maneira de se entender e de se lidar com um desafio.
A Macroergonomia na abordagem dos sistemas sócio-técnicos. "Macroergonomia representa uma abordagem de cima para baixo ao projeto de sistemas baseada na perspectiva dos sistemas sócio-técnicos." (Hendrick, 1986, p. 467). A ideia por trás do uso desta teoria é a de que organizações são compostas por dois diferentes subsistemas, chamados de subsistema pessoal (sistema social) e de subsistema tecnológico (sistema
...