Oncologogia
Por: LinadiCastro • 2/12/2015 • Trabalho acadêmico • 382 Palavras (2 Páginas) • 362 Visualizações
A expressão corporal constitui o primeiro e mais primitivo meio de comunicação e de defesa que o ser humano dispõe, principalmente nos momentos que as defesas estão bloqueadas. A vinculação entre estado psicológico e baixa das defesas do organismo baseia-se nas alterações orgânicas que as situações provocam: é muito comum ficarmos com gripe, herpes, ou contrair algum outro vírus, quando estamos fragilizados emocionalmente, pois o sistema imunológico é diretamente atingido. A relação entre o estado psicológico e as doenças ocorre nas situações de estresse, tristeza, sofrimento intenso, angústia, frustrações e perdas, principalmente quando acontecem repetidas vezes, ou seja, toda sobrecarga que gere tensão emocional pode ser a causa de uma doença
Com base nesses dados, falaremos um pouco sobre o Adoecer na Oncologia. A oncologia é a ciência que estuda o câncer e como ele se forma, instala-se e progride, bem como as modalidades possíveis de tratamento, o câncer é denominação genérica para modificações em estruturas celulares que resultam, de modo geral, em formações tumorais caracterizando-se pela perda do controle da divisão celular e pela capacidade de invadir outras estruturas orgânicas.
O crescimento das células cancerosas é diferente do crescimento das células normais. As células cancerosas, em vez de morrerem, continuam crescendo incontrolavelmente, formando outras novas células anormais. Diversos organismos vivos podem apresentar, em algum momento da vida, anormalidade no crescimento celular – as células se dividem de forma rápida, agressiva e incontrolável, espalhando-se para outras regiões do corpo – acarretando transtornos funcionais. O câncer é um desses transtornos, havendo vários tipos de câncer.
Os pacientes da oncologia costumam apresentar ansiedade patológica tanto na época do diagnóstico quanto (e principalmente) durante o tratamento. É extremamente variável o grau de ansiedade em pacientes com câncer, podendo aumentar segundo a evolução da doença ou conforme a agressividade do tratamento oncológico. Para os pacientes oncológico e seus familiares, o longo percurso se inicia na necessidade de prevenção, passa por diagnóstico, tratamentos, reabilitação, e os conduz até a terminalidade, podendo levá-los à morte ou cura, reinserção social e luto.
Com base em todo esse processo do adoecer e havendo necessidade de trabalhar da melhor maneira, com pacientes oncologicos. O Ministério da Saúde publicou a Portaria nº 3.535 - 14/10/1998, que determina a presença obrigatória do psicólogo nos serviços de suport
...