TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Motivos que levam ao tabagismo

Por:   •  11/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

Métodos de Observação em Psicologia

Motivos que levam ao tabagismo

 Tabulação dos resultados da pesquisa

Total da amostra: 30 participantes           14 mulheres e 16 homens

A atividade relacionada à disciplina de Métodos de Observação em Psicologia teve como método a utilização de um questionário para a realização de uma pesquisa.

A pesquisa visava investigar quais motivos levam a pessoa ao tabagismo. A utilização do método de investigação foi aplicada em uma amostra de 30 participantes na universidade Estácio de Sá, da qual obtivemos os seguintes resultados que foram avaliados.

Na pesquisa verificamos que 47% dos participantes afirmaram que começaram a fumar para se acalmar, 50% dos participantes são contrários a essa afirmação e apenas 3% dos participantes nem concordaram e nem discordam. Dos 47% que são a favor dessa afirmação, 30% são mulheres e 17% são homens.

Na segunda afirmação obtemos o resultado que 60% dos participantes afirmar que começaram a fumar por incentivo de amigos, 39% dos participantes são contrários a essa afirmação e 1% apenas nem discorda e nem concorda. Dos participantes que representam 60% a favor dessa afirmação, 30% são homens e 27% são mulheres.

A pesquisa revelou também que 54% dos participantes tiveram contato com o cigarro antes dos 18 anos e 46% são contrários a essa afirmação. Dos 54% a favor, 20% são mulheres e 34% são homens.

Já a quarta afirmação da pesquisa mencionou a ansiedade como um determinante, verificamos que 47% dos participantes da pesquisa afirmaram que começaram a fumar por ansiedade e 53% são contrários a essa afirmação. Do total de 47% de participantes a favor, 30% são homens e 17% são mulheres.

Na quinta afirmação ao mencionar sobre tendência de ser influenciado por alguém, revelou que 40% dos participantes concordam, e 60% são contrários a essa ideia. Dos 40% que são a favor dessa afirmação, 14% são homens e 27% são mulheres.

A afirmação que determina se os participantes tiveram influência pelos seus ídolos mostrou que 42% concordam que tiveram certa influência e 58% discordam dessa afirmação.

Tivemos na sétima afirmativa ao dizer que ao beber álcool a uma vontade de fumar cigarro vemos que os resultados dizem que 34% dos participantes afirmaram que sentem vontade, 50% são contrários a essa informação e 16% nem concordam e nem discordam sobre esse determinante. Dos 34% que são a favor dessa afirmação 20% são homens e 34% são mulheres.

A maioria dos usuários que participaram da pesquisa revelou que não se importam com as consequências que o cigarro traz a saúde: 74% dos participantes concordam, e apenas 26% são contrários a essa informação. Dos 74% que são a favor dessa afirmação 40% são homens e 34% são mulheres.

Concluímos que no geral esta pesquisa nos mostrou resultados satisfatórios, sendo alguns bem interessantes e outros muito previsíveis. Como a segunda e a quinta afirmação que dizem que as pessoas são influenciadas pelos amigos e outras pessoas com isso podemos observar um pouco mais o comportamento dos motivos que levam a pessoa ao tabagismo, tivemos também o resultado da última afirmação que mostra que a maioria não se importa realmente com sua saúde, o que deixa uma importante noção que a uma necessidade de tomar medidas antecipadas para a promoção e condições que levem os usuários a se importam com sua saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com