Os Testes Piaget
Por: joyceap0605 • 29/5/2015 • Resenha • 830 Palavras (4 Páginas) • 696 Visualizações
O Método Clínico de Piaget e as provas operatórias
Este trabalho tem por objetivo levar o aluno a Compreensão do processo de desenvolvimento do pensamento a partir da aplicação das provas operatórias segundo o método clínico em sujeitos com idades entre 4 a 10 anos.
O aluno deverá aplicar de três a quatro provas em no mínimo quatro crianças de 4 a 10 anos, separadamente, e elaborar relatório sobre a entrevista.
Cada grupo irá escolher três ou quatro das provas operatórias piagetianas, construir o material utilizando materiais do cotidiano, aplicar em no mínimo quatro crianças com idades entre 4 e 10 anos, separadamente, e elaborar relatório sobre o material coletado, avaliar os resultados e apresentar em relatório escrito e roda de conversa em sala de aula articulando o material coletado com os estádios do desenvolvimento cognitivo estudados na disciplina.
Os alunos devem ter claro os cuidados éticos e sigilosos em relação ao material coletado e analisado, e deixar isto claro e esclarecido ao responsável pela criança que ira participar da entrevista.
A avaliação das provas operatórias com elaboração de relatório fica mais fácil quando o grupo tem um manual elaborado pelo próprio grupo. Manual este que deve conter: o nome da prova, material utilizado, critério de aplicação, critério de avaliação e objetivo de cada prova.
Os grupos devem elaborar relatório sobre o material coletado, avaliar os resultados e apresentar em relatório escrito articulando com os estádios do desenvolvimento cognitivo. O material pode ser coletado através de anotações ou de gravações ou filmagens, desde que seja preservado o sigilo a privacidade de cada criança, e que vocês tenham sido autorizados a gravar ou filmar a entrevista através do termo de consentimento que o responsável deve ficar com a cópia e assinar o original que constara do trabalho escrito.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA para o Trabalho:
PIAGET, J. Seis Estudos de Psicologia. Trad. Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 25ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
PIAGET, J.; INHELDER, B. A Psicologia da Criança. 3ª ed. Trad. Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Difel, 2003.
MACEDO, Lino de. Método clínico de Piaget e avaliação escolar. In: Ensaios Construtivistas. 6ª ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. (Cap. 11 - p. 103 – 114).
GOULART, Íris Barbosa. Piaget: experiências básicas para utilização pelo professor. 25ª. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. Parte III.
MACEDO, Lino de. Para uma visão construtivista do erro no contexto escolar. In: Ensaios Construtivistas. 6ª ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. (Cap. 8 - p. 63-79).
O relatório deve conter:
- Elementos de Identificação
- Capa
- Folha de Rosto
- Sumário (opcional)
- Introdução
- Apresentação (um paragrafo apresentando o relatório de vocês)
- Tema/Levantamento bibliográfico (resumo teórico)
- Objetivos (Geral e Específico - opcional)
- Justificativa
- Desenvolvimento
Resultados (Descrição das provas operatórias)
Analise dos resultados (avaliação das respostas relacionando as com as fases de desenvolvimento cognitivo)
- Considerações finais ou conclusão
- Referências bibliográficas
- Anexos (TCLE assinado, e observação, transcrição das observações, e outros materiais que fazem parte da pesquisa).
Fonte: Times new ou Arial 12
TESTE 1 = CONSERVAÇÃO DE NUMEROS:
A criança recebera as 20 bolinhas, explicamos a ela que as fichas estavam divididas em dois grupos, um grupo de bolinhas azuis e outro de bolinhas vermelha. Não deixar explicita, em momento algum, a quantidade de ficha, a criança deve, no decorrer da aplicação da prova, contar a quantidade.
Montar uma fileira horizontalmente com as bolinhas azuis e pedir a elas que montem uma fileira igual a nossa. Perguntar se há mais azuis ou mais vermelhas.
Logo após será feita na frente da criança uma mudança, coloque as bolinhas azuis distantes uma da outra e pergunte novamente se há mais bolinhas azuis ou vermelhas. E depois faça um circulo com as bolinhas vermelhas bem próximas e pergunte novamente qual tem mais.
...