PERÍODO DAS OPERAÇÕES CONCRETAS
Pesquisas Acadêmicas: PERÍODO DAS OPERAÇÕES CONCRETAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: patybmelo • 24/2/2015 • 431 Palavras (2 Páginas) • 826 Visualizações
Pelo inicio da construção lógica, isto é, a capacidade da criança de estabelecer relações que permitam a coordenação de pontos de vista diferentes.
Ela consegue coordenar estes pontos de vista e integrá-los de modo lógico e coerente. No plano afetivo, isto significa que ela será capaz de cooperar cora os outros, de trabalhar em grupo e, ao mesmo tempo, de ter autonomia pessoal.
No plano intelectual, uma nova capacidade mental da criança: as operações, isto é, consegue realizar uma ação física ou mental dirigida para um fim (objetivo) e revertê-la para o seu início.
As operações sempre se referem a objetivos concretos presentes ou já experienciados.
Outra característica deste período é que a criança consegue exercer suas habilidades e capacidades a partir de objetos reais, concretos. Pensar antes de agir considerar os vários pontos de vista simultaneamente, recuperar o passado e antecipar o futuro, se exerce a partir de situações presentes ou passadas, vivenciadas pela criança.
No aspecto afetivo, ocorre o aparecimento da vontade como qualidade superior e que atua quando há conflitos de tendências ou intenções (entre dever e o prazer, por exemplo). A criança adquire uma autonomia crescente em relação ao adulto, passando a organizar seus próprios valores morais.
A cooperação é uma capacidade que vai-se desenvolvendo ao longo deste período e será um facilitador do trabalho em grupo, que se torna cada vez mais absorvente para a criança.
No primeiro nível, signo e objeto eram inicialmente inseparáveis. A situação muda fundamentalmente logo que os quadros sensoriais se associam a complexos que a criança reconhece como objeto.
As imagens mentais se condensam em conceitos, o papel da representação se torna menos acentuado, porquanto se retrai ante o pensamento conceitual.
A etapa pré-operatória é marcada pelo aparecimento da linguagem oral, por volta dos dois anos. Ter esquemas de ação interiorizados, chamados de esquemas representativos ou simbólicos.
Pode ainda substituir objetos, ações, situações e pessoas por símbolos, que são as palavras, indica a expressão de um desejo.
O pensamento pré-operatório indica inteligência capaz de ações interiorizadas, ações mentais, diferentes do pensamento adulto.
Pensamento pré-operatório recebe o nome de pensamento egocêntrico (ou seja, concentrado no ego, no sujeito).
O pensamento da criança de dois a sete anos apresenta outra característica, o animismo. É o antropomorfismo. Uma outra característica pré-operatória é a transdedutividade.
O pensamento pré-operatório é também extremamente dependente da percepção imediata, sofrendo com isto uma série de distorções.
Portanto, uma das condições de pensamento necessárias para que haja uma operação a reversibilidade. É por isso que este período recebe o nome de pré-operatório. Nele a criança ainda não é capaz de perceber que é possível retornar, mentalmente, ao ponto de partida.
...