PROBLEMAS SOCIAIS: INTERVENÇÕES
Projeto de pesquisa: PROBLEMAS SOCIAIS: INTERVENÇÕES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leilabomfim • 27/8/2014 • Projeto de pesquisa • 419 Palavras (2 Páginas) • 284 Visualizações
3. PROBLEMAS SOCIAIS: INTERVENÇÕES
Adentrando nas dificuldades dessa população em particular, onde as condições de moradia tornam-se inadequadas por falta de recursos financeiros e das constantes injustiças sociais que resultam na má formação moral do indivíduo agravando assim, o quadro de violência no país. Essas constantes arbitrariedades fazem com que a comunidade tenha a necessidade de ajudar ao próximo, criando na maioria das vezes Organizações não Governamentais (ONGs) que são unidades dinâmicas de contestação e interferência nas áreas públicas e privadas.
Entre as décadas de 1970 e 1980 quando o Brasil vivia no regime militar, houve o surgimento das ONGs e seu principal objetivo era dar suporte aos movimentos sociais. O serviço social tem como base de intervir no processo das questões sociais dentro das ONGs principalmente se tratando dos direitos do cidadão agindo na forma de reestruturação familiar, moradias, higiene e boa conduta.
A existência de um direito social não determina que se tenha acesso a ele com totalidade. O direito existe formalmente, mais às vezes se transforma no objeto de favor no caso de doação, constrangimento e até mesmo a troca. Entretanto, é preciso entender que as pessoas necessitam dos seus direitos e não apenas de uma solução instantânea.
(Fonte: Tribuna- Danilo Tezzoto – Salvador, Bahia – 2011)
4. ANTROPOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL
Antropologia é a ciência social que surgiu no século XVIII e foi organizada como disciplina cientifica no século XIX. É a doutrina que realiza o estudo de crenças, costumes, hábitos e os diferentes aspectos físicos do ser humano. Por ser uma ciência complexa, é colocada diante dos antropólogos e profissionais de Serviço Social para que seja desenvolvido um estudo do ser humano e suas relações que são estabelecidas dentro de todo um âmbito social e através da diversidade cultural é possivél entender as manifestações sociais como modos, comportamentos, rituais, mitos e diversos aspectos que o ser humano possa apresentar.
Todos os conhecimentos contraídos com a investigação que é realizada através de: livros, objetos, imagens, depoimentos, estrutura física e através da própria evolução humana servem como base para o desenvolvimento de atitudes que possam transforma a sociedade analisando o homem e sua coletividade, considerando que a realidade psicológica é desenvolvida juntamente com o outro.
E o Assistente social como um profissional que estuda o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade precisa desenvolver a sua capacidade de interpretação da realidade e através de políticas sociais construir propostas que busque a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
5. INDIVÍDUOS EM SITUAÇÃO DE RUA: EXCLUSÃO SOCIAL
...