PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO: CONCEITOS INTRODUTÓRIOS
Por: Valéria Laranjeiras • 10/5/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 847 Palavras (4 Páginas) • 209 Visualizações
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO:
CONCEITOS INTRODUTÓRIOS
Prof.Karen Fa[pic 2][pic 3]ntine
Faculdade Estácio de Sá
Relatório de Entrevista
Introdução
O presente relatório foi elaborado através das informados cedidas por uma profissional da área Organizacional e do Trabalho que possui mais de 30(trinta e dois) anos de experiencia, através de uma entrevista e objetivando fornecer informações sobre a visão de profissional da área e suas competências cultura organizacional; desenvolvimento de competências organizacionais e individuais; e caracterização dos psicólogos organizacionais, aliando a teoria com a experiência e visão prática da consultora entrevistada.
Palavras-chave: Psicologia do trabalho, cultura das organizações, desenvolvimento de
competências, formação do psicólogo.
Tendo em vista que a maior parte da vida produtiva do ser humano se passa no trabalho, considera-se fundamental aprimorar conhecimentos, enquanto profissionais da saúde, acerca da Psicologia Organizacional e do Trabalho, visto que, estamos a caminho da Sociedade 5.0, ou seja automação e com isso novas categorias de produção irão exigir mais capacitação e desafios passaram a ser maiores e para tanto um Psicologo Organizacional e do Trabalho deve ter as competências definidas, com foco nas projeções futuras. E, conhecer como tem sido os desafios e as experiencias de um profissional com esta vasta capacidade de conhecimento na área, ira auxiliar a desenvolver um raciocínio reflexivo critico a todos os interessantes em atuar nesta área.
Para realização deste trabalho foi elaborado 15(quinze) perguntas direcionadas as suas competências, ferramentas e vivencia dentro das empresas que atuou e atua até o presente momento.
Para Profissional entrevistada, que possui além do bacharelado, Licenciatura em Psicologia, Especializações em Gestão de Qualidade Total e Empresarial, Mestrado em Engenharia de Produção com foco em Produção de Serviço, a maior dificuldade no inicio de suas atividades foi trazer seu aprendizado para prática, porque não basta explicar ou teorizar, nem mesmo diagnosticar os transtornos, é preciso aplicar as técnicas adquiridas na formação acadêmica, bem como contribuir diretamente nas correções dos problemas humanos, além de propor soluções.
As pessoas são parte integrante da organização e ser uma profissional na área, requer proatividade, competências em aplicação de técnicas que visam desenvolver o o equilíbrio emocional do ambiente de trabalho, com isso ira conseguir direcionar todos os colaboradores a almejar e alcançar resultados eficazes e eficientes para empresa. Questões essas, baseados em sensibilização, empatia, receptividade, diálogo e auto renovação. Não basta admitir, treinar , acompanhar e impulsionar a criatividade, precisar despertar as habilidades e direciona-las para bem estar da Organização.
O desafio para o profissional da psicologia está em aprender as técnicas para a aplicação dos subsistemas de recursos humanos. (Ex: quais são as técnicas e os testes psicológicos disponíveis no mercado e quais são adequados para a Seleção de Pessoal desta empresa? Entre tantos modelos de Avaliação de Desempenho disponível no mercado, qual é o que melhor se aplica a esta empresa? Qual o custo com estes recursos? A empresa pode absorver estes custos?). Um dos grandes desafios da entrevistada foi colocar o trabalho da Psicólogo Organizacional como atividade estratégica e articulada com os demais setores/departamentos da Empresa. Bem como, fazer os gestores entenderem que a Gestão dos RH é tão estratégica quanto a gestão operacional da Empresa e o acesso a informações estratégicas, adentrar nos demais departamentos para fazer escuta e diagnósticos, se fazia necessário para poder propor políticas e soluções para a melhoria das pessoas e para os resultados da empresa.
...