Percepção de Figura Ambígua
Por: pameladauzcuk123 • 17/9/2019 • Relatório de pesquisa • 384 Palavras (2 Páginas) • 286 Visualizações
Introdução
Este trabalho tem como objetivo mostrar que a percepção de uma imagem é afetada pela cor da figura observada. Utilizaremos a imagem ambígua conhecida como “A moça e a velha”, onde a apresentaremos a um grupo de pessoas em duas versões: imagem colorida e e imagem preta e branca. Com isso, verificaremos quantas conseguirão ver a figura da velha ou da moça no padrão preto e branco e quantas conseguirão vê-las no padrão colorido.
A percepção é o processo de seleção, organização e atribuição de significados aos estímulos sensoriais, ou seja, a maneira como o cérebro codificará os símbolos através dos seus sentidos. (FELDMAN,2015)
Ela é subjetiva, assim cada indivíduo perceberá o mundo a sua maneira e isto estará intrinsecamente ligado a sua cultura, religião, valores, pensamentos e sentimentos ,ou seja, a sua personalidade. (ROONEY,2016)
A organização da percepção resumi-se na forma como o sujeito irá estruturar as informações captadas do ambiente. A mente humana tende a perceber o todo, em vez dos pedaços que estarão compondo tal ambiente. Um exemplo dessa percepção será a figura fundo. (WINTHEIMER, 1923)
Figura fundo é uma forma do indivíduo interpretar o ambiente como um todo, dando mais ou menos atenção àquilo que lhe causa maior interesse. Esse interesse pode alternar-se, dependendo de seu foco de atenção, isto é, a figura que estará em evidência, pode transformar-se em fundo e vice e versa. (WINTHEIMER, 1923)
No trabalho utilizaremos uma imagem onde ocorre o fenômeno das figuras reversíveis ou figuras ambíguas. Podemos enxergar a imagem de duas formas diferentes exclusivas entre si, transitando entre elas ao enxergar ora a velha, ora a moça.
Isso ocorre porque um mesmo objeto pode induzir à construção de dois ou mais perceptos distintos. Nosso processamento do estímulo recebido fica em alternância buscando qual interpretação seria a mais “correta”. (BALDO E HADDAD, 2003)
Segundo Baldo e Haddad (2003), ao enxergarmos, usamos de vários recursos, entre eles o contraste que em uma imagem preta e branca estaria em seu nível máximo e no caso de uma imagem colorida apresentaria contrastes mais suaves. Isso nos leva a entender que a imagem em preto e branco seria mais fácil de discernir por conta desta vantagem. A partir deste trabalho buscaremos analisar se a ausência e a presença das cores gerará uma discrepância perceptiva, através das imagens apresentadas.
MÉTODO
Sujeitos
...