TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Percepção

Artigo: Percepção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Artigo  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

PERCEPÇÃO

A Percepção é o processo pelo qual as pessoas tomam conhecimento de si, dos outros e do mundo a sua volta. Existe um grande questionamento a respeito da percepção que temos: “o mundo existe por que percebemos ou percebemos o mundo que existe?".

Alguns estudiosos no assunto afirmam que percebemos apenas uma parte do mundo ao nosso redor e que seria impossível captarmos todas as informações que existem e que acontecem ao mesmo tempo. A mesma pessoa pode ter percepções diferentes de uma mesma coisa, isso vai depender do seu estado fisiológico e psicológico.

A percepção possui uma característica chamada constância perceptual. Para os nossos sentidos, cada posição do objeto, se estiver perto ou longe, se for claro ou escuro, produzira uma imagem visual diferente, mas para a percepção trata-se do mesmo objeto.

As desordens da percepção são chamadas de agnosias (do grego gnosis, que quer dizer conhecimento). Tal termo foi criado por Freud, onde geralmente são causadas por lesões no córtex cerebral dependendo da região lesionada. São exemplos de agnosias:

• Prosopagnosia: incapacidade de reconhecer faces;

• Amusia: incapacidade de reconhecer sons musicais;

• Acromatópsia: incapacidade de reconhecer cores.

Figura e fundo é imposição de duas ou mais imagens, onde ao se observar uma imagem coloca-se outra como fundo, seguindo assim o principio da ambiguidade.

Os alunos realizaram uma entrevista com uma figura e fundo, onde foi possível observar diversas reações diferentes com os sujeitos participantes.

Na primeira entrevista realizada, foi relato que a pesquisa durou aproximadamente cinco minutos. O sujeito pesquisado observou atentamente a figura, demostrou não entender o que estava sendo observado. Realizou anotações. No final, relatou que identificou seis taças, entre as taças existe rosto com feições diferentes.

Em uma segunda entrevista, ao mostrada a imagem ao sujeito pesquisado e a primeira impressão foi de espanto e logo depois risos. Ao ser questionado o que havia visto na imagem, o sujeito relatou que havia visto taças com cerveja ou vinho. Foi questionada se identificava algo mais diferente, e o sujeito virou a imagem e disse que estava vendo lustres de decoração. Todo o teste durou aproximadamente 10 minutos. O sujeito participante não conseguiu identificar nada mais na imagem. No final do teste, foi esclarecido que não havia certo nem errado, e foi informado a participante que também havia imagem de rostos entre cada taça, porém, mesmo após ser passado tal informado, o sujeito participante não conseguiu enxergar.

Em outra pesquisa realizada, o sujeito participante percebeu, sem muitas dificuldades, as taças apresentada na imagem. Foi capaz de deduzir que havia líquidos diferentes dentro de cada taça. Virou a imagens para cima e para baixou, identificou seis lustres. Toda entrevista durou aproximadamente cinco minutos, e no final, foi informado que havia rosto entre cada taça, porém, mesmo após ser informado, o sujeito pesquisado não conseguiu identificar.

Em mais outra entrevista, que durou aproximadamente cinco minutos, o sujeito pesquisado observou fixamente a imagem por aproximadamente três

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com