TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas E Repostas Sobre O Texto: Os Postulados Do Behaviorismo De A. Tilquin

Artigo: Perguntas E Repostas Sobre O Texto: Os Postulados Do Behaviorismo De A. Tilquin. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 4

1. Quais as medidas adotadas para torna-se cientificamente o estudo da psicologia pelo behaviorismo?

Foi excluído o objeto que a etimologia e a tradição lhe determinaram como alma, consciência, espírito, estados, funções, fatos, fenômenos psíquicos ou mentais, vida interior, etc. e o substitui pelo comportamento, único suscetível de ser matéria de um estudo científico.

2. No momento em que estoura a revolta behaviorista quais as duas escolas que aparecem? Qual o objeto e método estudado por ambas?

Estruturalismo e funcionalismo. Ambas admitem o dualismo e definem a psicologia como a ciência da consciência ou do espírito. Ambas consideram a introspecção como o método exclusivo pelo qual os fatos são dados e observados. Mas o estruturalismo é como a anatomia do espírito, enquanto o funcionalismo é sua fisiologia. Uma, a psicologia estrutural, ciência abstrata e teórica, toma como modelo a química e localiza-se sobre o plano das ciências da matéria. A outra, à psicologia funcional, ciência concreta e prática, inspira-se na biologia, estudo das interações do organismo e de seu meio, e alinha-se as ciências da vida. Porém estrutural ou funcional, a psicologia permanece dualista, subjetiva e introspectiva.

3. Contra essa psicologia pseudo-científica revolta-se o behaviorismo. Sob sua forma mais nítida, recusa o dualismo; recusa assumir como objeto da psicologia essa realidade imaterial chamada consciência ou espírito; rejeita a introspecção como método fundamental de investigação psicológica. O que seria preciso para ser uma ciência verdadeira?

Para ser uma ciência verdadeira, uma ciência como as outras, a psicologia deve deliberadamente romper com seu longo passado, com as pressuposições religiosas ou metafísicas que fornecem axiomas fundamentais, deve adotar uma atitude inteiramente nova, um “novo ponto de partida”. Logo, substituir uma psicologia subjetiva por uma psicologia objetiva, a introspecção pela observação ordinária e alinhar a psicologia às ciências da natureza, negando a existência das ciências do espírito.

4. Watson, o fundador do behaviorismo, fez mais que dar um tiro de misericórdia na psicologia tradicional. Ele concebeu esse objetivismo na qualidade de uma ciência do comportamento. Porém, qual seria a definição de comportamento segundo um behaviorista?

O comportamento é o conjunto de reações adaptativas, objetivamente observáveis, que um organismo, geralmente dotado de um sistema nervoso, executa reagindo a estímulos, também objetivamente observáveis, provenientes do meio no qual vive.

5. Sem dúvida, admitiu-se de bom grado que a psicologia é uma ciência do homem, e que, se não considera o espírito, considera necessariamente o corpo. Mas a ciência do corpo não se confunde com a ciência do comportamento. Então onde estará a originalidade do behaviorismo? Como Watson e quase todos os behavioristas puderam afirmar que se pode estudar o comportamento sem saber uma palavra sequer da anatomia e da fisiologia?

A ciência do comportamento é mais e menos que a ciência do corpo, não se preocupa com que se passa entre a estimulação e a resposta, mas estudando a estimulação e a resposta, ultrapassa o organismo para considerar o meio físico e social no qual ele vive. Para passar logicamente da crítica da psicologia subjetiva a noção do comportamento, o behaviorista deve apelar a convicções implícitas que especificam seu objetivismo, através dos postulados sobre os quais repousa.

6. No primeiro postulado, qual a afirmação explícita de um monismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com