Por que James era o principal psicólogo americano?
Ensaio: Por que James era o principal psicólogo americano?. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Annerenz • 11/9/2014 • Ensaio • 342 Palavras (2 Páginas) • 1.253 Visualizações
4) Por que James Foi considerado o principal psicólogo americano¿ Descreva sua atitude em relação ao trabalho laboratorial.
R. James foi considerado o maior psicólogo americano por 3 razões básicos, ele escrevia com uma clareza rara na ciência, se pocisionou contra o objetivo de Wundt na psicologia, que era analizar a consciência partir de seus elementos e fornecer uma maneira alternativa de analizar a mente, a abordagem funcional da psicologia.
A atitude de James em relação ao trabalho laboratorial, decidiu experimentar substancias na qual leu experiências com indivíduos envolvidos eram influenciados pelo oxido nitroso ( gas hilariante) e do nitrato de amila que afeta a oxigenação do cérebro, causando movimentos bruscos, assim decidiu experimentar as substancias, experiências na qual o fascinaram devido, como as alterações físicas alteravam a consciência.
5) Qual a diferença entre a visão de James e Wundt a respeito da consciência¿ Para James qual era o propósito da consciência.
R. Wundt tinha uma visão estruturalista, as operações mentais resultam da organização de sensações que se relacionavam com a estrutura do sistema nervoso concepção estruturalista.
Em relação aos fenômenos, ele queria dizer que o objeto de estudo da psicologia devia ser buscado na experiência imediata. Já em relação às condições, referia-se à importância do corpo, principalmente do cérebro, na vida mental.
A consciência deve ser analisada no seu ambiente natural, que é o físico do ser humano. Essa noção biológica da ação do cérebro sobre a consciência é uma característica exclusiva da abordagem de psicologia de James. Ele rebelava-se contra a artificialidade e a estreiteza da posição de Wundt. Acreditava serem as experiências conscientes simplesmente experiências conscientes e não grupos ou conjuntos de elementos. A descoberta de elementos mínimos da consciência, por meio da análise introspectiva, não demonstrava que eles existiam independentemente de um observador treinado. Como a consciência está em constante modificação, não é possível experimentar o mesmo pensamento ou e mesma sensação mais de uma vez. Pode-se pensar em um objeto ou estímulo em mais de uma ocasião, mas os pensamentos não são idênticos em cada situação. São diferentes devido às experiências intervenientes.
...