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Por: thaamapelli • 6/4/2015 • Trabalho acadêmico • 927 Palavras (4 Páginas) • 156 Visualizações
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
Descartes:1ªmáxima :Obedecer as leis,costumes do país a religião que Deus concedeu
Os sentidos nos enganam as vezes:Descartes
Séc.xvII-surgiu a música barroca –música sacra e ópera –maiores expressões da música barroca
Johann Sebastian Bach:Um dos maiores compositores –séc.XVIII 1685
Bach como Descartes – representava o início da modernidade e também criou obras retóricas e protestantes – louvor a Deus
Michel Foucault –anos 60
Séc XVII-que surgiu a forma atual relação a loucura –Há isolamento do louco por medo de contaminação
Louco é tratado como um animal,alguém que perdeu a alma
A músicaé dominada pela nacionalidade matemática –séc XVII
Thomas Hobbes-Tem projeto semelhante o de Descartes acreditavam que o homem deve seguir sua racionalidade –Leviatan obra mais importante.
Hobbes-O homem só busca o que é bom para ele e não o mau
O homem busca o prazer e é egoísta ,foge dos perigos da morte
Para Hobbes os homens teriam uam eterna guerra de todos contra todos ,para garantir sua vida
Hobbes-vencer a paixão
Séc:XIX:surgiram os projetos para realizar a ciência da mente
Figueiredo –Subjetividade privada
Na havia noção de privacidade antes
No individualismo é um problema de convivência social
A subjetividade depende de nós
A música se liga ao que há de mais espiritual
Grécia –deus da embriaguez era atribuída a música para ele
Leonardo da Vinci ,Michelangelo –nomes mais reconhecidos do Renascimento
1486:humanismo renascentista
Multiplicidade –característica do renascimento
Cortez deus e imperador
Europeu –tinha dificuldades em entrar em contato com a alteridade
Bosch-145-Vinci-1452-Vinci casa do renascimento
Bosch –efeito da fragmentação
Montaigne –um dos mais importantes pensadores do séc.XVI
Polifonia –tipo de música do Renascimento
Ênio- pai dos poetas latinos
Subjetividade:individualizada e uma tensão sustentada entre áreas ou dimensões de liberdade (submissão )
Sano Inácio de Loyola –Deus –tinha sido militar e se converteu já adulto -disciplina
1ªregra Loyola –renunciar o juízo próprio
A salvação implica na liberdade
Final do séc XVI-polifonia ficou mais cmportada
Salada:Polifonia
Marquiavel: foi tomado como um imoral e desumano
Italia invadida por bárbaros
Hamlet-loucura e lucidez –criticava o homem da modernidade
Sto.Agostinho-tomar a certeza da 1ª pessoa como fundamento
Tylor=Deus =a verdade existe
É no EU que tudo se encerra
Descartes –ficou em um quartel na Alemanha e teve tempo para refletir suas idéias
Evitar precipitação ,conhecer evidentemente -1º principio
Moralistas :séc –XVII a medida que a igreja vai deixando de ser a própria concepção de auto-controle ;dedicados a observação do comportamento (os primeiros psicólogos )
La Fontaine –fabulista –literatua infantil são associadas suas obras –moral da historia suas fabulas contém –certo e errado- utiliza muito animais
La Rochefoucauld-erasmo e Shakespeare –denuncia o humor irônico –leva suas criticas ao ponto crucial
Séc:XVII-inicio da modernidade publico e privado
Séc:XVIII-séc das luzes a razão ,livre de qualquer coerção moral ou religiosa
Sade:apóia-se na fé ou na crença em um Deus transcedente
Pra Sade Deus não existe
“Não é a idéia do objeto de libertagem que nos move é a idéia do mal”Sade
Para o mesmo toda sexualidade seria crime ou desvio
O homem só pode ser feliz seguindo sua imaginação
O pensamento de Sade é amoral por desqualificar toda tentativa de fundamentar um critério absoluto de moral
“O homem da modernidade é dominado por seu desejo” Monzani
Individualismo –EU-busca pelo prazer ,desejos do homem
Séc :XVII liberdade humana
Mozart –morreu perto dos 30anoas e escrevia desde os cinco anos de idade –obras quase românticas
Eu =mascara que encobre a verdade
Romantismo –nasce como um movimento de critica à modernidade ,ou a menos como uma critica ao Iluminismo como ser exacerbado racionalismo .Recusando o principio cartesiano segundo o qual o homem se caracteriza como um ser pensante o romantismo fez ressaltar que essência humana está em sua natureza passional
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