Práticas Emergentes em Psicologia Organizacional e do Trabalho
Por: renerodrigues • 29/11/2016 • Resenha • 343 Palavras (2 Páginas) • 357 Visualizações
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA – URCAMP
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA
Práticas Emergentes em Psicologia Organizacional e do Trabalho
Renê Rodrigues
Nesta disciplina, durante o semestre, acompanhamos como deve ser feita a conduta do psicólogo organizacional, primeiramente foi visto as questões éticas do profissional. Estudamos as questões do compromisso e qualidade social, onde foi visto as responsabilidades que devemos ter nas instituições em que o psicólogo está inserido. Na ética, o cotidiano das situações em que o psicólogo precisará agir com ética, tendo a postura e a conduta correta, sendo imparcial nas situações vividas dentro da empresa e auxiliando da melhor maneira possível, onde muitas vezes situadas em zonas de conflitos e interesses. O psicólogo deve atender os seus princípios éticos de respeito, preocupação com o bem-estar, liberdade, responsabilidade entre outros conceitos.
Após, o diagnostico organizacional, onde esta ferramenta auxilia o psicólogo nas intervenções humanas, tecnológicas estruturais, econômicas, politicas e sociais que envolvem as organizações das empresas. Junto com alguns modelos de teóricos conceituados na área organizacional, onde avaliamos os desempenhos individuais e em grupo que envolve a qualidade de vida no trabalho, mostrando sempre que a troca de informações é muito importante para a solução de problemas, onde o feedback é considerado um dos mais importantes do desenvolvimento organizacional.
Também o quanto é importante o clima e a cultura organizacional, onde o clima organizacional é o ambiente onde as pessoas estão inseridas, o comportamento no ambiente interno sobre o comportamento humano, onde o clima organizacional pode influir na satisfação e no rendimento de trabalho, junto com aplicação de escalas individuais e coletivas, que servem para mostrar como esta o clima da instituição em que se esta atuando.
Já a cultura organizacional, é um conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento, formais e informais, existentes em uma organização. é uma avaliação de até que ponto as expectativas das pessoas estão sendo atendidas dentro da organização.
Mostrando assim como deve ser a postura do profissional na área organizacional, intervenções, éticas, comprometimento, clima e cultura, formando um profissional apto a exercer as funções de um psicólogo organizacional.
...