Previsões
Tese: Previsões. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 29/9/2014 • Tese • 1.805 Palavras (8 Páginas) • 220 Visualizações
Passo 1
Previsões
As previsões estão mais relacionadas com a projeção de dados passados no futuro e as predições trabalham com estimativas do que se espera acontecer no futuro. Há diversas situações no macro ambiente das empresas que podem tornar incorretas a extrapolação dos dados históricos para se inferir algo sobre o futuro, exemplo: instabilidade de natureza econômica ou política.
PREVISÃO DE VENDAS
A previsão de vendas é importante porque possibilita a utilização das máquinas de maneira adequada, para possibilitar a reposição dos materiais no momento e na quantidade certa e para que todas as demais atividades necessárias ao processo industrial sejam adequadamente programadas. Apesar das previsões de vendas serem importantes e úteis para o planejamento das atividades, elas podem apresentar erros nas estimativas, deve-se ter cuidado tanto na coleta de dados como na escolha do modelo (método) de previsão, para que seja minimizado os erros a níveis aceitáveis e assim não comprometer a exatidão da previsão.
Há grande número de fatores que podem influenciar as vendas, podemos citar, por exemplo, a previsão obtida matematicamente, que por sua vez poderá então ser ponderada pelos critérios surgidos da análise de outros fatores.
Podemos dividir os fatores mais importantes em três categorias:
A economia do país em geral - Indicadores econômicos.
O mercado em que opera a
empresa – Tendências da economia.
A participação da empresa no mercado total – Nem sempre é possível determinar com exatidão, pois as vezes não existem dados estatísticos apropriados.
Diferenças entre Planejamento, Predição e Previsão.
Planejamento: Processo lógico que descreve as atividades necessárias para atingir os objetivos.
Predição: Processo de determinação de acontecimentos futuros com base em dados subjetivos.
Previsão: Processo metodológico para determinação de acontecimentos futuros, baseados em modelos estatísticos, matemáticos e econométricos, mesmo modelos subjetivos porem com uma metodologia clara e pré-definida.
Previsão de vendas: O sistema de previsão de vendas é o conjunto de procedimentos de coleta, tratamento e análise de informações que visa gerar uma estimativa das vendas futuras, medidas em unidades de produtos em cada unidade de tempo.
Passo 2
Ciclo da Administração de Materiais
Necessidade do Cliente - Identificar as necessidades, explorá-las e identificar os motivos pelo qual o cliente quer satisfazer essa necessidade, é o primeiro passo para uma venda consultiva. Por exemplo, pedir para um diretor industrial contar sobre as dificuldades no processo produtivo, mapear as causas, explorá-las e fazer com que ele priorize resolver. Quando isso acontece, ele automaticamente precisa buscar uma solução. Valem lembrar que as necessidades dos
clientes são infinitas, os recursos é que são escassos.
Analise - Com base nas informações recebidas do cliente, a área de gestão de materiais consolida as informações e chega ao total a ser produzido, em comum acordo com a área de produção da empresa num sistema de produção puxada (filosofia Just-in-time – JIT) ou empurrada. Ao se determinar o quanto produzir é possível determinar os quantitativos de matéria-prima e os demais insumos de produção.
Reposição de Materiais - como a empresa dispõe dos dados e das condições oferecidas por cada um dos fornecedores, ela analisa o que é mais importante naquele momento para decidir sobre a compra. O que é mais importante naquele momento de fechar a compra dos insumos e matéria-prima: O preço? O prazo de entrega? As condições parceladas de pagamento? Cada empresa vive realidades momentâneas diferentes em determinados momentos. Às vezes, o preço a vista é melhor do que a prazo, mas ela vai decidir esta questão em função do seu fluxo de caixa, e às vezes opta por um preço maior, mas que será parcelado em algumas duplicatas. Diante destas questões que envolvem o processo decisório, a empresa toma uma decisão mais favorável e confirma a compra. A confirmação da compra é feita por um pedido formal, onde deve estar escrito e especificado detalhadamente todos os itens e as quantidades a serem adquiridas, pois, só assim, poderá realizar uma
conferência minuciosa dos itens na recepção quando os mesmos forem entregues pelo fornecedor. Havendo um pedido formalizado por escrito o pessoal do almoxarifado irá saber se de fato a sua empresa realmente comprou aqueles itens, bem como realizar a conferência das especificações dos itens realmente adquiridos.
Recebimento- esta atividade é realizada na plataforma da empresa que está recebendo o produto comprado. Neste ato, os conferencistas usam o pedido formal de compras para conferir especificações técnicas, preço, as condições de pagamento, a qualidade. No ato da conferência, aqueles itens que, por ventura, não foram comprados não podem ser recebidos pela empresa e devem ser devolvidos, assim como os itens que não estão dentro dos padrões especificados no pedido da compra. É preciso checar se a qualidade, prazo de validade estão dentro das conformidades.
Armazenamento - Responsável pela gestão física dos estoques, compreendendo as atividades de guarda, preservação, embalagem, recepção e expedição de material, segundo determinadas normas e métodos de armazenamento. O Almoxarifado é responsável pela guarda física dos materiais em estoque, com exceção dos produtos em processo. É local onde ficam armazenados os produtos, para atender a produção e os materiais entregues pelos fornecedores. Armazenagem do produto acabado: após a produção, geralmente o produto vai para ser armazenado, cujo
depósito fica sob os cuidados do pessoal da expedição. Por questões de redução de custo, o ideal é que os produtos sejam expedidos para o cliente logo após o final da produção. Nem sempre é possível, por questões operacionais.
Logística (entrega e distribuição) – Logística trata-se da atividade que realiza todo o trabalho de controle de atendimento dos pedidos de venda. A expedição cuida de organizar a emissão da nota fiscal de venda e entregar os produtos acabados ao transportador, bem como providenciar o seguro dos produtos. É a atividade responsável em realizar a entrega do produto vendido ao cliente.
A ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
CICLO DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
Necessidades dos Clientes
Levantamento de Informações (Consumo / Demanda)
Análise das Necessidades
Planejamento de Materiais (PCP)
Análise de atendimento aos clientes internos e externos a partir dos estoques existentes.
Análise da necessidade de Reposição (comprar ou fabricar)
Reposição de Materiais
Compras
Seleção de Fornecedores
Emissão de Pedido (acompanhamento - follow-up)
Recebimento de Materiais
Deve verificar:
Dados Fiscais e Contábeis
Quantidade
Qualidade
Outros registros
Armazenamento
Adequado
Facilidade de manuseio
Manutenção dos níveis de qualidade
Controle dos Estoques
Passo 3
Sistema ERP
Objetivo de um Sistema ERP é centralizar as
informações e gerir o seu fluxo durante todo processo de desenvolvimento da atividade empresarial, integrando os setores da organização e possibilitando aos gestores acesso ágil, eficiente e confiável às informações gerenciais, dando suporte à tomada de decisões em todos os níveis do negócio.
Construídos sobre um banco de dados centralizado, os sistemas ERP consolidam todas as operações de uma empresa em um único sistema, que pode residir em um servidor centralizado, ser distribuído em unidades de hardware autônomas em rede local ou ser hospedado remotamente via web.
Os sistemas ERP abrangem cada passo da operação, desde as compras, provisões, planejamento, manufatura, formação de preços, contas a pagar e receber, processos contábeis, controle de estoque, administração de contratos, venda de serviços e todos os níveis de comércio varejista ou atacado, passando pela gestão eficaz dos relacionamentos com clientes e fornecedores, pós-venda, análise de resultados e muitos outros fatores personalizados, altamente adaptáveis a qualquer empresa, em qualquer ramo de negócios.
O uso de um Sistema ERP em uma empresa dá a seus gestores o controle total sobre a empresa, auxiliando na tomada de decisões e fornecendo todas as informações vitais de maneira acessível e clara.
Os Principais objetivos da implantação de um sistema ERP são:
- Automatização de tarefas manuais;
-
Otimização de processos;
- Controle sobre as operações da empresa;
- Disponibilidade imediata de informações seguras;
- Redução de custos;
- Redução dos riscos da atividade empresarial;
- Obtenção de informações e resultados que auxiliem na tomada de decisões e permitam total visibilidade do desempenho das áreas da empresa.
BENEFÍCIOS DA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA ERP EM UMA EMPRESA
- Aumento na eficiência do uso da capacidade instalada;
- Blindagem contra fraudes e furtos;
- Redução de erros;
- Eliminação de retrabalho;
- Melhor proximidade e conhecimento sobre os clientes (CRM);
- Informação precisa e segura, sincronizada em tempo real com as operações da empresa;
- Padronização dos processos em todas as áreas, com integração e uniformidade;
- Redução de despesas administrativas, gerais e de vendas;
- Queda nos custos de estoque;
- Redução em custos de materiais;
- Redução do ciclo de venda;
- Reduz o lead time de produção e entrega;
- Diminuição de impressão em papel;
- Eliminação de erros de sincronização entre diferentes sistemas;
- Controle sobre processos de negócios que envolvem diferentes departamentos;
- Segurança da informação através da definição de permissões de acesso e log de alterações;
- Facilita o aprendizado do negócio e a construção de visões comuns;
- Favorece o desenvolvimento, a implantação e utilização de SGQs (Sistemas de Gestão da
Qualidade) e adequação a normas como ISO e outras.
DESVANTEGENS DO SISTEMA ERP
- A utilização do ERP por si só não torna uma empresa verdadeiramente integrada;
- Altos custos que muitas vezes não correspondem a relação custo/beneficio;
- Dependência do fornecedor do pacote;
- Aumento do grau de imitação e padronização entre as empresas de um segmento;
- Excesso de controle sobre as pessoas, o que aumenta a resistência á mudança, gerando desmotivação por parte dos funcionários.
Passo 4
O processo de fazer uma previsão de venda divide-se basicamente em três fases:
1. Coleta de informações.
2. Análise de informações.
3. Elaboração de estimativa.
A previsão de vendas é uma avaliação do que poderá acontecer perante as perspectivas conhecidas, depende muito da força de ação dos profissionais envolvidos no controle operacional das empresas, tendo como base o mercado. Para elaborar a previsão de vendas segue-se uma sequência de métodos para determinada situação. Os métodos científicos são baseados em listagem de fatores, os matemáticos são usados quando se tem em mãos dados estatísticos e a tendência é a manutenção da conjuntura presente, o método de levantamento é usado para mapear as situações da empresa após o estudo dos métodos anteriores, o método de zona-piloto é usado quando duas ou mais empresas trabalham juntas.
Administração de Recursos
Materiais
Atividade que planeja, executa e controla, nas condições mais eficientes e econômicas, o fluxo de material, partindo das especificações dos artigos e comprar até a entrega do produto terminado para o cliente. É um sistema integrado com a finalidade de prover a administração, de forma contínua, recursos, equipamentos e informações essenciais para a execução de todas as atividades da Organização.
As Três Fases da Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais
1 – Aumentar a produtividade. Busca pela eficiência.
2 – Aumentar a qualidade sem preocupação em prejudicar outras áreas da Organização. Busca pela eficácia.
3 – Gerar a quantidade certa, no momento certo par atender bem o cliente, sem desperdício. Busca pela efetividade.
Sistema ERP
São sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras etc.) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão etc.).
Os ERPs em termos gerais são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.
...