Psicanalistica
Resenha: Psicanalistica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bpthais • 3/12/2013 • Resenha • 574 Palavras (3 Páginas) • 187 Visualizações
Nomes:__________________________________________________________________
________________________________________________________________________
Semestre:___________________ Data:__________________
Exercício de fixação
CASO CLÍNICO
Alice, uma jovem de 22 anos, resolveu buscar atendimento psicoterápico devido a queixas de fortes crises de enxaqueca.
Na primeira sessão, Alice se queixava de apresentar vômitos quando passava por um momento de muito estresse ou uma angústia muito grande, tendo sido descartado previamente por meio de exaustivos estudos que tivesse uma afecção orgânica.
Quando relatava sua queixa principal ficava nervosa e muitas vezes não se recordava ou até mesmo não conseguia falar sobre suas questões, sentia sua mão soar e não se concentrava em suas palavras e até mesmo em que o terapeuta a questionava, apenas perguntava a hora e ia demorar muito tempo, algumas vezes durante a sessão negava que precisava realmente de um atendimento.
Mesmo o terapeuta se mostrando de forma gentil, compreensivo e quieto, Alice se irritava muito com o silêncio e a forma que o terapeuta conduzia sua sessão, se mostrando muitas vezes irritada e confrontava o mesmo, alegando que a fazia se sentir da mesma maneira que sua mãe fazia quando não aceitava suas decisões e desejos, assim quando muito ansiosa Alice pedia para fumar na sessão, pois se sentia mais calma, ao mesmo tempo relata que sua mãe era fumante.
Dessa forma o terapeuta percebe a associação que a paciente faz e o vínculo começa a se estabelecer, ou seja, a Alice começava a ter confiança e a falar sobre seus sintomas e angústias principais.
Na semana seguinte Alice desmarca sua sessão alegando estar com fortes dores de cabeça e vômitos, muda seu horário e mesmo assim não comparece as sessões. O terapeuta liga para Alice relembrando de suas sessões e pede que compareça na próxima.
Explicava que as dores vinham da má alimentação que sempre tinha no seu dia-a-dia e que era muito comum, que já havia procurado um médico, mas que o mesmo não diagnosticou nada, mas mesmo assim ela sabia que comia muito mal e nao conseguia fazer nenhuma atividade por conta disso, mas mesmo assim, não conseguia se alimentar d eoutra maneira, já que não gostava de comer muita coisa.
Alice no decorrer das semanas que vinha á sua sessão sempre se queixando de sua mãe, da forma que ela a tratava em relação á sua irmã ;sempre a deixando de lado, que a màe não prestava atenção nela e que precisava de muita ajuda já que tinha as crises de vômitos e a mãe nào se preocupava, apenas voltava sua atenção á irmã mais velha, e acreditava que a irmã fazia de propósito na tentativa de afastar sua màe dela.
Recordava de quando a mãe se separou de seu pai, fazendo ela se afastar do mesmo também, onde diz que passou por um momento bem difícil e que isso a faz não confiar em nenhum relacionamento.Muitas vezes quando não se sentia tão bem fazia atividades físicas e diz que esquecia por algum tempo das angústias.
Alice conforme o tempo em sessão começou a confiar mais no terapeuta e, o que a deixou mais a vontade para se abrir
...