Psicologia Ambiental
Trabalho Universitário: Psicologia Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NAFS • 18/6/2013 • 332 Palavras (2 Páginas) • 599 Visualizações
O que é a Psicologia Ambiental
A Psicologia Ambiental trata do relacionamento recíproco entre comportamento e ambiente físico, tanto construído quanto natural. O impacto de diferentes tipos de ambientes sobre comportamentos e estados subjetivos das pessoas, bem como o impacto destes comportamentos e estados subjetivos sobre os ambientes. Isto é, ela considera os lugares enquanto construtores da subjetividade dos indivíduos e dos grupos, a pessoa transforma – se na medida em que transforma os lugares que fazem parte do seu cotidiano.
Algumas das características da Psicologia Ambiental são:
• Visão contextualizada do comportamento;
• Influência teórica e metodológica da Psicologia Social;
• Temas interdisciplinares;
• Aspecto multi-medotológico ;
• Possibilidades de "Pesquisa-ação".
Como surgiu
Este campo da psicologia surge com o psicólogo Kurt Lewin, um dos pioneiros dos estudos deste ramo científico. Ele percebe a importância de que se reveste a interação do ser humano com o ambiente que o circunda. Ele tinha como meta precisar qual o poder que o ambiente exerce sobre o Homem, a conexão com ele concretizada, a maneira distinta dos indivíduos atuarem, reagirem e se estruturarem, de acordo com o ambiente em que vivem. Ele e outros estudiosos começaram a perceber o destaque que as questões ambientais passaram a ter no processo de simbolização coletiva.
A Psicologia Ambiental e Seus Estudos
A Psicologia Ambiental se vale de uma multi-metodologia. Está inserida, portanto, em uma organização interdisciplinar, pois abrange uma ampla área, que propicia a realização de pesquisas sobre os mais variados eventos. As diversas disciplinas que se unem no esforço da compreensão da estruturação do espaço físico na sua conexão com o Homem, abordam partes distintas deste conhecimento, constituindo a relação indivíduo-ambiente. Considerando tanto o fato de ser interdisciplinar, quanto de ser ampla nos assuntos que trata, a psicologia ambiental não utiliza uma abordagem metodológica única. O que determina a escolha do método é o problema em estudo em cada situação. Quase toda pesquisa se orienta para a resolução de um problema prático e no meio termo procura também avançar o conhecimento teórico da área, sob o modelo da pesquisa-ação.
...