Psicologia Da Engenharia De Segurança Do Trabalho
Monografias: Psicologia Da Engenharia De Segurança Do Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 6/1/2015 • 697 Palavras (3 Páginas) • 1.565 Visualizações
Atividade 1 - Quanto aos aspectos psicológicos e psicodinâmicos do trabalho, sabemos que a psicologia faz parte do cotidiano e, em certa medida, do senso comum mas, ela é uma disciplina cientifica e possui seu objetivos de estudo que pode ser o comportamento humano, o inconsciente e a personalidade.
Julgue Verdadeiro ou Falso e assinale V ou F, respectivamente. Justifique as suas respostas falsas:
1. (F) A subjetividade inata é a maneira de sentir, amar, pensar, sonhar e fazer de cada um.
Justificativa: A subjetividade não é inata porque ela precisa da vivência do mundo externo para ser construída. E essa construção é feita aos poucos, enquanto o indivíduo modifica o mundo exterior constrói sua subjetividade.
2. (V) Allport (1966) definiu personalidade como uma organização dinâmica dentro do indivíduo daqueles sistemas psicológicos que determinam seus ajustamentos únicos ao seu ambiente.
Justificativa: Por que a personalidade foi identificada como algo que pode variar, assim e ficou definido que a personalidade é como um agrupamento permanente e peculiar de características que podem mudar em resposta a situações diferentes.
3. (V) São características que compõem a personalidade: as físicas, psíquico e sócio cultural como influência do patrimônio biológico e meio ambiente.
Justificativa: Por que cada indivíduo possui um sistema psicofísico que determina seu ajustamento único ao seu ambiente. Cada Ser Humano é único, possui a sua individualidade.
4. (V) Segundo a psicanálise, as instâncias psíquicas e sua dinâmica são elementos que constituem a personalidade de um indivíduo. Essas instâncias são denominadas ID, Ego e Superego.
Justificativa: Sim, pois o Id é inconsciente e é a parte obscura, o Ego é uma diferenciação do Id e se constitui a partir do Id no contato com o mundo exterior e o Superego resulta de uma diferenciação do Ego e se constitui como uma instância independente.
5. (F) São mecanismos de defesa do ego: a negação, projeção, sublimação e isolamento, para não proteger das pulsões do ID.
Justificativa: Negativo, pois estes mecanismos de defensas são para se proteger das pulsões do ID.
6. (V) Quanto ao conhecimento das relações entre o trabalho e a saúde mental, se o trabalho leva ao sofrimento e ao adoecimento, esse mesmo trabalho pode constituir-se em uma fonte de prazer e de desenvolvimento humano.
Justificativa: Sim, pois se o trabalho pode ser gerador de sofrimento, na medida em que confronta as pessoas com desafios externos, mas por outro lado, é, também, a oportunidade central de crescimento e de desenvolvimento psicossocial do adulto.
7. (V) Para a psicodinâmica do trabalho, se o sofrimento é da ordem coletiva, sua solução é da ordem singular. É fundamental que se crie o que o autor chama de espaço público, com a possibilidade de o sofrimento emergir e sua solução ser pensada por todos.
Justificativa: Sim, pois a psicodinâmica do trabalho inspirada na psicanálise propõe uma atividade de escuta atenta à fala dos trabalhadores. Não só a fala individual, mas, principalmente, a coletiva.
8. (V) As mudanças no mundo do trabalho incrementam novas políticas de seleção de pessoal. No novo paradigma foi acrescido o saber, ser e conviver relações interpessoais, com o objetivo de realizarem uma obra comum.
Justificativa: Sim, porque o saber conviver se apoia na ideia de cooperação, como os laços que os trabalhadores constroem entre si, com o objetivo de realizarem uma atividade comum.
9. (V) Atualmente, na formação profissional, o processo de aprendizagem deve ser contínuo e o individuo pode, na empresa, exercer funções variadas e executar trabalhos diferenciados ao longo de sua vida profissional.
Justificativa: Sim, pois as mudanças e oportunidades ocorrem em todo o instante é fundamental que o profissional possa ter uma flexibilidade e disponibilidade de enfrentar desafios novos no mundo do trabalho.
10. (V) O treinamento de pessoas deve promover um espaço de reflexão e de registro do real do trabalho: os eventos inesperados do trabalho os quais irão exigir do individuo sua inteligência criativa a serviço do trabalho que, muitas vezes, se distancia daquilo que foi prescrito.
Justificativa: Verdadeiro, pois o real do trabalho pode ser identificado, quando o domínio da técnica não é suficiente para dar conta do real, pois este é o que não está previsto, o impossível de prever. O real se dá no domínio da experiência do dia a dia, do vivido e aprendido na experiência, ou seja, é o ocasional sobre o qual a técnica fracassa.
...