Psicologiahospitalar
Por: Joeja • 30/4/2016 • Resenha • 935 Palavras (4 Páginas) • 265 Visualizações
[pic 1]
Jamily Helena Tannús Dias Gallé
TRABALHO DE PSICOLOGIA HOSPITALAR
Prática psicológica em hospitais: Demanda e intervenções
Lorena
2015
[pic 2]
Jamily Helena Tannús Dias Gallé[pic 3]
TRABALHO DE PSICOLOGIA HOSPITALAR
Prática psicológica em hospitais: Demandas e intervenções
[pic 4]
[pic 5]
Pontos principais
O tema "Prática psicológicas em hospitais: Demandas e intervenções" discorre sobre um levantamento de demandas psicológicas existentes e os recursos utilizados para o atendimento.
A Psicologia Hospitalar vem demarcando o trabalho do psicólogo em hospitais mas, apenas em dezembro do ano de 2000 foi concretizado como especialidade pelo Conselho Federal de Psicologia, através da Resolução de nº14.
Tomando como referência as definições do CFP deve-se enfatizar que as modalidades de intervenção variam conforme a demanda e formação do profissional.
Apesar de a Psicologia Hospitalar já ser uma especialidade reconhecida , muito ainda tem-se discutido sobre os serviços oferecidos a pacientes e familiares em situação de internação.
O tema tomado como base enfoca cinco estudos que dedicaram considerável atenção a prática da psicologia hospitalar, descrevendo sobre as atividades desenvolvidas por psicólogos e práticas profissionais inovadoras.
Percebe-se então a importância para a atuação nessa área dos cursos de especialização, para assim suprir as faltas que ocorrem durante a graduação do curso. Como consenso dos autores citados nesse estudo, a psicologia hospitalar é uma vertente de ação que se insere no campo da saúde, como uma extensão dos modelos tradicionais.
Dois modelo são citados como atividades realizadas por psicólogos hospitalares, o modelo de atuação clinica, que caracteriza-se pelas atividades tradicionais no setor de serviço de psicologia e o modelo de atuação de atenção integral a saúde, que caracteriza-se pela atuação em diversos espaços do hospital, em interação com os demais profissionais, visando o atendimento de pacientes,familiares, equipe e comunidades.
Por fim, o objetivo desse estudo tendo em vista o levantamento da demandas psicológicas existente no ambiente hospitalar e os recursos utilizados para o atendimento, visa analisar o desenvolvimento dessa prática, oferecendo suporte para a definição das habilidades e competências do psicólogo que opta por desenvolver seu trabalho dentro do ambiente hospitalar.
Metodologia utilizada
O artigo utilizado foi embasado em autores que discorrem sobre o tema, nas diretrizes que norteiam Conselho Federal de Psicologia, observações e entrevistas qualitativas com profissionais que atuam em hospitais particulares, mistos e públicos.
Participaram do estudo 07 psicólogas de diferentes configurações hospitalares da cidade de Porto Alegre - RS e todos os hospitais ofereciam estágios de psicologia para cursos de graduação. Participaram do processo de entrevista 02 (duas) psicólogas do hospital público escola; 02 (duas) psicólogas de hospital particular; 02 (duas) psicólogas de hospital público e 01 (uma) psicóloga de um hospital misto/escola (SUS e convênios).
A idade das participantes variavam entre 23 e 45 anos e o tempo de serviço de 04 a 19 anos.
As observações e entrevistas – com roteiros flexíveis e previamente elaborados para o trabalho estudado, aconteceram nos locais de trabalho dos profissionais envolvidos e foram previamente agendadas e registradas em diário de campo para serem analisados. Foram autorizadas apenas nos hospitais público/escola e no misto/escola, pois nos hospitais público e particulares as atividades consistiam basicamente em atendimentos individuais
As entrevistam foram realizadas nos hospitais depois das observações quando estas foram possíveis e tinham o tempo médio de 60 minutos, todas foram gravadas em áudio e transcritas na integra para análise.
...