Questionario Psicologia
Trabalho Universitário: Questionario Psicologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juvb • 10/10/2013 • 855 Palavras (4 Páginas) • 693 Visualizações
1. O QUE É MOTIVAÇÃO E A PIRÂMIDE DAS NECESSIDADES
Motivação pode ser conceituada como o processo de estimular um indivíduo a empreender ação que conduza à satisfação de uma necessidade ou à realização de uma meta desejada.
Necessidade Fisiológicas: a mais urgente, Necessidade de alimentação (fome e sede), de sono e repouso, de abrigo (frio ou calor) e o desejo sexual. Estas necessidades são fundamentais para a sobrevivência do indivíduo e para a propagação da espécie.
Necessidade de Segurança: que uma vez satisfeitas às necessidades fisiológicas a pessoa procura satisfazer a necessidade de se sentir protegida e livre de perigo.
Necessidade de Pertencer: Necessidades de associação, participação, de amizade, amor, aceitação por parte dos companheiros.
Necessidade de Estima: que se refere às necessidades relacionadas com a forma como o indivíduo se avalia – sentimentos de auto-apreciação social e de respeito, de status, de prestígio e de consideração.
Necessidade de Autorrealização: a menos urgente, Necessidades relacionadas à competência e realização do potencial de cada indivíduo, de desenvolvimento, maximização do desempenho; nem todas as pessoas chegam ao topo da pirâmide.
2. O QUE É AFETIVIDADE
Vida Afetiva ou Afetividade é o conjunto de todos os nossos sentimentos, emoções, humores, paixões, sejam eles “positivos” ou “negativos”’
3. QUAL A DIFERENÇA ENTRE EMOÇÃO E SENTIMENTO
Os sentimentos diferem das emoções por serem menos intensos, mais duradouros e não serem acompanhados de manifestações orgânicas intensas.
4. O QUE É SÍNDROME DE BURNOUT
Consequência mais marcantes do estresse profissional, e se caracteriza por exaustão emocional, avaliação negativa de si mesmo, depressão e insensibilidade com relação a quase tudo e todos (até como defesa emocional).
5. QUAIS OS PRINCIPAIS TRANSTORNOS DE HUMOR
Depressão maior: humor baixo quase diário: tristeza, angústia, pessimismo; redução do interesse: perda do prazer com as coisas, desinteresse; alterações do peso: para mais ou para menos; alterações do sono: insônia ou dormir demais (hipersonia); ideias sobre a morte: pensar sobre, desejar ou não se importar em morrer; alterações da autoestima: auto-desvalorização, sentimentos de culpa.
Transtorno Bipolar: mudanças de humor entre mania e depressão. Antigamente era denominado Psicose Maníaco-Depressiva. Durante a fase maníaca está presente a euforia, muito comum a presença de irritabilidade, auto-estima inflada e grandiosidade, distratibilidade, fragmentação da atenção, fuga de idéias, delírios, necessidade reduzida de sono, grande chances de suicídio.
6. QUAIS OS PRINCIPAIS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE
Transtorno de ansiedade generalizada (TAG): Presença de inquietação ou sensação de estar com os nervos à flor da pele, fatigabilidade, dificuldade em concentrar-se ou sensações de branco na mente; irritabilidade, tensão muscular, perturbação do sono.
Transtorno obsessivo compulsivo (TOC): As principais características são pensamentos recorrentes e intrusivos, medos ou imagens (obsessões) que causam desconforto significativo e geralmente levam o indivíduo a realizar comportamentos repetitivos que aliviam seu desconforto e ansiedade (compulsões).
Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT): agir ou sentir como se o evento traumático estivesse ocorrendo novamente, reatividade fisiológica, esquiva persistente ( evita pensamentos, sentimentos ou conversas associadas ao trauma), incapacidade de reodar o trauma, redução de interesse em atividades cotidianas, sensação de distanciamento das pessoas, faixa de afeto restrita, sentimento de um futuro abreviado. Dificuldade em manter e conciliar o sono, irritabilidade ou surtos de raiva, dificuldade de concentração, hipervigilância e resposta de sobressalto exagerada.
Síndrome
...