RESENHA: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Por: ste74 • 15/4/2018 • Dissertação • 374 Palavras (2 Páginas) • 491 Visualizações
UNIVERSIDADE TIRADENTES
PSICOLOGIA
STEPHANY MENEZES DA SILVA
RESENHA
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Aracaju
2018
STEPHANY MENEZES DA SILVA
RESENHA
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Resenha apresentada ao Curso de Psicologia, sob orientação do prof. Alysson Santos, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Metodologia Científica.
Aracaju
2018
SEVERINO, Antônio Joaquim. A organização da vida de estudos na universidade. In: Metodologia do Trabalho Científico. 21 ed. ver. amp. São Paulo: Cortez, 2000. p. 23-33.
Professor titular, aposentado, de filosofia da educação na faculdade de educação da USP, licenciou-se em filosofia na universidade católica de Louvain, Bélgica, em 1964. Na
PUCSP, apresentou seu doutorado. Prestou concurso de livre docência em filosofia da educação, na Universidade de São Paulo, em 2000. Em 2003, prestou concurso de titularidade. Alguns destaques de suas publicações, são: Metodologia do Trabalho; Educação, ideologia e contra-ideologia; Métodos de estudo para o 2o. Grau; e vários artigos sobre temas de filosofia da educação.
Nesse texto sobre a Metodologia do Trabalho Científico, Severino aborda o aluno do ensino superior e nos fornece informações de como deverão ser suas atitudes para se obter um bom rendimento acadêmico.
O Manual é dividido em 7 capítulos e prepara de forma técnica e cientificamente todos os envolvidos no processo ensino/aprendizagem. Inicialmente em “Universidade, ciência e formação acadêmica”, o autor faz uma ampla discussão sobre o “tripé” que sustenta a universidade, demonstrando a importância da pesquisa que deve permear o ensino e a extensão. Relata a atual situação do ensino superior no Brasil e defende que não se trata de tornar a universidade um instituto de pesquisa e muito menos uma instituição assistencial quando trabalha a extensão, o que está em pauta é que a atividade de ensino deve ser realizada sob atitude investigativa, mesmo em faculdades isoladas.
Analisando criticamente o texto, percebe-se que o autor fala da melhoria do processo ensino/aprendizagem defendendo a importância de orientar alunos para uma postura investigativa e que possua mais atenção e dedicação aos estudos, especialmente no ensino superior. O autor amplia a finalidade do livro apresentando a ideia de construção do conhecimento passando por três grandes dimensões, a epistemológica, a metodológica e a técnica.
Esse é um texto excelente para os que ingressam no ensino superior e possuem dúvidas sobre como é seu funcionamento em relação às Instituições anteriores.
...