Recursos Terapêuticos da Melhor Idade
Por: SR360912 • 23/10/2022 • Resenha • 5.524 Palavras (23 Páginas) • 89 Visualizações
[pic 1][pic 2]1122 RREECCUURRSSOSS
TTEERRAAPPÊÊUUTTIICCOSS MELHOR IDADE
P S I F O R M
[pic 3]FERRAMENTA 1
Modelando uma Nova Mulher
OBJETIVOS
Ressignificar as mudanças na menopausa / envelhecimento da mulher
FERRAMENTAS MATERIAL NECESSÁRIO
Água; Corante (opcional); Vasilha plástica: Folha de transparência; Farinha de trigo;
ORIENTAÇÕES GERAIS DE APLICAÇÃO
- Iniciar fazendo breve explanação sobre a modelagem e técnicas projetivas, enquanto mistura farinha de trigo e água para obter uma massa homogênea. O(a) facilitador(a) poderá iniciar e pedir que o cliente aprimore à sua maneira, deixando-a no ponto de massa de modelar.
- Solicitar que a mesma construa uma boneca que a represente nesse momento, enquanto discutem as transformações e desafios impostos pela menopausa. Na segunda rodada, construirá uma nova boneca, diferente da anterior, podendo usar a mesma boneca já modelada (nesse caso sugere-se o registro fotográfico). Nesse momento refletirão sobre suas potencialidades e as transformações necessárias para passar com êxito pela menopausa, visando um envelhecimento mais saudável e feliz.
[pic 4]
[pic 5]VARIAÇÕES / POSSIBILIDADES DE ADAPTAÇÃO
Em grupo, dividir uma parte para cada pessoa e pedir que manipulem. De tempos em tempos, deverão passar para mão da colega ao lado. Solicitar que avaliem se houve diferenças entre a que manuseava e as demais. Refletir sobre como a sua percepção e seu manejo individual modificam aquele produto, assim como pode ocorrer na vivência da menopausa. Por fim, pedir que apresentem ao grupo suas produções e as características Individuais nesse processo de amadurecimento feminino.
OBSERVAÇÕES
Não se aplica. Modelando uma Nova Mulher
PERGUNTAS NORTEADORAS
Quais as sensações ao manipular essa massa?
Quais as sensações ao manipular a massa da colega? Igual ou diferente da sua?
As maiores dificuldades transformações na menopausa? Como tais desafios poderão ser desbancados?
Que mulher deseja se tornar?
[pic 6]
[pic 7]FERRAMENTA - 2
Duas Faces da Moeda
OBJETIVOS
Trabalhar com o adoecimento limitante
MATERIAL NECESSÁRIO
3 folhas de ofício; Post it; Canetas ou hidrocor.
FERRAMENTAS ORIENTAÇÕES GERAIS DE APLICAÇÃO
- Iniciar a intervenção refletindo sobre o lado bom das situações ruins, Sugere-se utilizar metáforas, como dois lados de uma moeda. Pedir que o cliente lembre um evento em sua história de vida que teve um lado ruim, mas também pontos positivos a se marcar. Usar aqui as perguntas norteadoras.
- Em seguida, lhe apresentar três folhas que deverão conter as seguintes frases: "As coisas que aprendi após o/a "Depois do/a eu pude...", "Depois do/a eu ganhei...",
- Lance o desafio de encontrar, em sua vivência atual, fatos que encaixem nestas frases. Escrever no post it e ir adicionando a cada quadro. O psicólogo deverá estimular a encontrar esses fatos e até pode dar pistas. É importante que visualmente seja significativo o quadro construído.
[pic 8]
[pic 9]Poderá ser utilizada desde pacientes acamados até aqueles com pequenas incapacidades, desde o atendimento individual ao grupal, como sala de espera ou intervenções nos centros de convivência. No grupo, abrir a primeira parte pra debate, nem todos precisam falar, mas trarão vivências que poderão ser referência para os demais participantes.
Duas Faces da Moeda OBSERVAÇÕES
O espaço tracejado deverá ser substituído pela doença que o acometeu (câncer ou diabetes, por exemplo). A postura empática e rapport são fundamentais para a aplicação e bom usufruto desta ferramenta.
PERGUNTAS NORTEADORAS
Podes me descrever um evento que foi bom, mas trouxe repercussões negativas em sua vida?
E o contrário? Você se recorda de situações que foram negativas, à primeira vista, mas que também tiveram aspectos positivos?
[pic 10]
[pic 11]FERRAMENTA - 3
Antes e Depois de Você
OBJETIVOS
Trabalhar a temática da viuvez.
MATERIAL NECESSÁRIO
Equipamento de sonorização. 3 folhas de ofício A3; Hidrocor e lápis de cor, Tesoura; Cola branca;Revistas; Tintas; Pincéis.
ORIENTAÇÕES GERAIS DE APLICAÇÃO
- Propor a construção de três cartazes. O primeiro deles deve conter conteúdos referentes à vida de casado, desde o inicio do relacionamento até o último encontro. O segundo cartaz deverá apresentar a vida de solteiro (a) e o último refletirá a vida após falecimento do cônjuge. Poderão ser utilizados desenhos, o colagens, palavras soltas, metáforas
- o que lhe for interessante.
- Diante dos cartazes, refletir sobre a transitoriedade das coisas e pessoas e a sua própria, passando para um rascunho de como será, e elencando coisas que gostaria de fazer, habilidades a serem desenvolvidas, realizações, dores a serem ressignificadas,etc. Essa etapa poderá ser incluída no último cartaz.
[pic 12]
[pic 13]VARIAÇÕES / POSSIBILIDADES DE ADAPTAÇÃO
Não se aplica.
OBSERVAÇÕES
Caso o cliente se negue a criação de um ou mais cartaz, suscitar debate quanto à representação subjetiva dessa postura/reação.
PERGUNTAS NORTEADORAS
Poderás citar eventos marcantes na vida do casal desde quando se conheceram, quem tomou a iniciativa, pessoas importantes, festas, dificuldades, momentos juntos, etc.? Como era você antes de conhecer seu esposo/sua esposa Como tem sido lidar com a ausência após a morte? Quais sonhos você ainda precisa realizar? Quais os desafios agora? Qual a lição pode tirar disso tudo?
...