Relatório Palestra - O Manejo Clínico
Por: Marcos Mariano • 8/12/2016 • Relatório de pesquisa • 314 Palavras (2 Páginas) • 234 Visualizações
Relatório Palestra - O Manejo Clínico
Palestrante: Tatiana Carvalho Assadi.
Como dar um diagnóstico quando o paciente não faz uma catarse com a terapeuta?
Essa foi uma das perguntas centrais da palestra.
Um dos casos estudados para a compreensão do manejo clínico foi de um menino, mais precisamente um adolescente de 13 anos que matou sem próprio irmão e mesmo com cerca de 3 anos de terapia não se confessava.
Antes de ser encaminhado ao um terapeuta, ele foi ao psiquiatra, afinal todos o julgaram como neurótico, psicótico, pervertido. Alias a palestrante trouxe os significados de neurose, psicose e perversão.
Segundo Mijolla (2005), as neuroses são transtornos psíquicos sem substrato anatômico detectável. Sua sintomatologia está relacionada à expressão simbólica de um conflito intrapsíquico entre ideias fantasmáticas inconscientes, associadas ao complexo edípico, e às defesas que elas provocam, que possuem raízes na história infantil do sujeito.
Já a Psicose Freud afirma que seria resultado do conflito do Eu e o mundo externo. O Eu fracassa em manter-se fiel ao mundo externo e tentar silenciar o Id; assim o Eu é derrotado pelo Id e conseqüentemente afastado da realidade.
Por fim a perversão, que para Freud (2002), em “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade”, de 1905, a perversão surge, no adulto, quando o indivíduo ainda focaliza objetos ou partes do corpo como única forma de investimento libidinal
A palestrante fundamenta seus casos e sua tese de mestrado em Jacques-Marie Émile Lacan, que foi seguidor de Freud e buscou na lingüística e a lógica para reconfigurar a teoria do inconsciente"
A palestrante afirma que o adolescente apos 3 anos de terapia confessou e conseguiu se entender melhor e levar uma vida normal. E o diagnóstico que o psiquiatra solicitou ate então não foi dado, e essa foi uma indagação dela.
A clínica é uma caixa de surpresa, e o profissional tem que estar preparado para tudo.
...