TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Teste Psicológico

Por:   •  15/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.376 Palavras (6 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

LAUDO PSICOLÓGICO

DOCUMENTO BASEADO NA RESOLUÇÃO  Nº 06/2019

DO CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA

[pic 6][pic 7]

1. IDENTIFICAÇÃO

  1. Título: Laudo Psicológico
  2. Nome da pessoa ou instituição atendida: Ivonilda Machado de Oliveira
  3. Nome do solicitante: Trabalho da disciplina Técnicas de Exame Psicológico I
  4. Finalidade: didática
  5. Nome do(a) autor(a): Ivonilda Machado de Oliveira – Matr. 18211120009. Psicólogo Responsável: Rodrigo Rodrigues de Souza  CRP  01/10692.

2. DESCRIÇÃO

O presente laudo foi elaborado como parte da disciplina Técnicas do Exame Psicológico – TEP I, curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário IESB, campus Oeste, e foi solicitado pelo Prof. Dr. Rodrigo Rodrigues de Souza, com o objetivo de unir prática e teoria. A avaliação psicológica foi feita por meio da aplicação de testes psicológicos à aluna Ivonilda Machado de Oliveira, 48 anos, matriculada no 5º semestre, turno matutino, no IESB Oeste, a qual decidiu participar espontaneamente da referida avalição, a fim de vivenciar os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, conhecer os testes psicológicos e experenciar a construção de um laudo psicológico.

3. PROCEDIMENTO

Avaliação psicológica via aplicação de quatro testes psicométricos, a saber: Escalas de Personalidade de Comrey (CPS); Teste de Atenção Dividida (TEADI); Teste de Atenção Alternada (TEALT) e A Escala de Maturidade para a Escolha Profissional (EMEP). Segue a discriminação de cada teste.

  • Escalas de Personalidade de Comrey – CPS: teste composto por 100 afirmações, classificadas em 10 escalas: duas escalas de verificação da confiabilidade das respostas – controle de validade (V) e tendenciosidade das respostas (R) – e oito escalas destinadas a avaliar as características de personalidade: T – Confiança x Atitude Defensiva; O – Ordem x Falta de Compulsão; C – Conformidade Social x Rebeldia; A – Atividade x Falta de Energia; S – Estabilidade x Instabilidade Emocional; E – Extroversão x Introversão; M – Masculinidade x Feminilidade; P – Empatia (altruísmo) x Egocentrismo. Os resultados em cada escala são apurados sob a forma de escores brutos. O sujeito seleciona a resposta e a registra na folha apropriada. A correção é realizada de acordo com as respostas dadas para cada uma das escalas, pelo método quanti-qualitativo.

  • TEADI – Teste de Atenção Dividida: fornece uma medida referente à capacidade da pessoa de dividir a atenção, ou seja, de procurar mais de dois estímulos simultaneamente. O sujeito recebe uma folha de respostas e no verso deve assinalar, com um traço (/), todos os desenhos que forem iguais aos três modelos disponibilizados. Portanto, cada vez que um dos três modelos aparece, ele deve ser marcado. Caso haja algum erro, deve-se circular e continuar assinalando os itens seguintes. As marcações começam da esquerda para a direita e voltam da direita para a esquerda de forma contínua, seguindo a indicação das setas. O teste deve ser realizado em tempo cronometrado de 5 minutos.
  • TEALT – Teste de Atenção Alternada: avalia a capacidade que o indivíduo tem de focar a atenção ora em um estímulo, ora em outro, ou seja, a capacidade de alternar a atenção. O sujeito recebe uma folha de respostas e, no verso, deve marcar, com um traço (/), todos os desenhos que forem iguais ao modelo que está localizado à esquerda da linha. Em cada uma deve-se procurar um desenho diferente. As marcações começam do lado esquerdo da primeira linha e, após a finalização de cada linha, inicia-se novamente pelo lado esquerdo das linhas subsequentes. Caso haja algum erro, deve-se circular e continuar assinalando. O tempo cronometrado para realização do teste é de 2 minutos e 30 segundos.
  • EMEP – Escala de Maturidade para a Escolha Profissional: escala formada por 45 itens distribuídos em cinco subescalas: Determinação, Responsabilidade, Independência, Autoconhecimento e Conhecimento da Realidade Educativa e Socioprofissional. Avalia a maturidade para escolha profissional e detecta quais aspectos já estão mais ou menos desenvolvidos. Para responder à escala, o avaliado deve considerar com que frequência atua ou pensa em cada uma das situações propostas nos itens. As respostas devem ser assinaladas no livro de aplicação e a correção é feita com ajuda de um crivo de avaliação que possibilita a contagem da pontuação das cinco subescalas avaliadas, bem como a escala total. Todos os resultados devem ser anotados no livro de avaliação a fim de serem interpretados.

As aplicações dos testes supracitados foram feitas durante encontros presenciais no IESB Oeste, sob a orientação do Prof. Dr. Rodrigo Rodrigues.

4. ANÁLISE

  • CPS – Escalas de Personalidade de Comrey:

 

  • Validade (V): Escore Bruto – 8; Percentil – 25% ; faixa elevada.
  • Tendenciosidade das Respostas (R): Escore Bruto – 37; Percentil – 25% ; faixa elevada.
  • Confiança x Atitude Defensiva (T): Escore Bruto – 34; Percentil – 7%; faixa acentuada.
  • Ordem x Falta de Compulsão (O): Escore Bruto – 60; Percentil – 65% ; faixa regular.
  • Conformidade Social x Rebeldia (C): Escore Bruto – 40;  Percentil – 25%; faixa elevada.
  • Atividade x Falta de Energia (A): Escore Bruto – 48; Percentil – 48%; faixa acentuada.
  • Estabilidade x Instabilidade Emocional (S): Escore Bruto – 38; Percentil – 1%; faixa extrema.
  • Extroversão x Introversão (E): Escore Bruto – 42; Percentil – 42%; faixa elevada.
  • Masculinidade x Feminilidade (M): Escore Bruto – 20; Percentil – 1% ; faixa extrema.
  • Empatia (altruísmo) x Egocentrismo (P): Escore Bruto – 47, Percentil – 47%; faixa regular.

 

  • TEADI – Teste de Atenção Dividida:

  • Acertos: 129; Erros: 0; Omissões: 17; Pontos: 112. Percentil: 50%; Classificação: Médio (população em geral). Por faixa etária –  Percentil: 80%; Classificação: Superior.

  • TEALT – Teste de Atenção Alternada:
  • Acertos:124; Erros: 0; Omissões: 4; Pontos: 120. Percentil: 85%; Classificação: Superior (população em geral). Por faixa etária –  Percentil: 95%; Classificação: Superior. Por escolaridade – Percentil: 65%; Classificação: Médio Superior.
  • EMEP – Escala de Maturidade para a Escolha Profissional:
  • Determinação –  Escore Bruto: 44; Percentil – 70%; Classificação: Médio (M)
  • Responsabilidade –  Escore Bruto: 46, Percentil: 80%; Classificação: Muito Superior (I -)
  • Independência –  Escore Bruto: 40; Percentil: 99%; Classificação: Muito Superior (I -)
  • Autoconhecimento –  Escore Bruto: 30; Percentil: 75%; Classificação: Muito Superior (I -)
  • Conhecimento da Realidade – Escore Bruto: 45; Percentil: 99%; Classificação: Superior (S)
  • Total –  Escore Bruto: 205; Percentil: 99%; Classificação: Muito Superior (I -)

5. CONCLUSÃO

No teste CPS, observa-se que, analisando os escores brutos, nos quesitos Estabilidade X Instabilidade Emocional e Masculinidade X Feminilidade, houve um resultado bem abaixo da média, com classificação extrema, o que aponta para uma certa dificuldade nesses aspectos e necessidade de desenvolvimento. Já no quesito  Ordem x Falta de Compulsão, o resultado mostra classificação regular, porém acima da  média em relação à maioria da  população. Nos outros quesitos ficou-se entre regular e acentuada, porém abaixo da média.  Nos testes TEADI e TEALT, o resultado mostra que, em relação à atenção, há mais facilidade (levando em conta a faixa etária) para a atenção alternada do que para a dividida, sendo que nesta o resultado se mostra inferior se comparado com a população em geral, mas excelente levando-se em conta a faixa etária; já naquela o resultado se mostra muito bom tanto considerando a faixa etária quanto a escolaridade, com classificação Superior e Médio Superior. No EMEP, nota-se uma classificação Muito Superior levando-se em conta o total do Escore Bruto = 205 e o Percentil = 99%,  isso mostra que a maturidade para a escolha profissional e os aspectos avaliados encontram-se muito acima da média em que está 50% da população. É recomendável psicoterapia para desenvolvimento de alguns quesitos que podem ser melhorados, principalmente em relação à estabilidade emocional e autoconhecimento. Quanto à atenção alternada, atividades para trabalhar o foco e atenção podem ser exercitadas para que se alcancem avanços nessa área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (115 Kb)   docx (53.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com