Relatório do Estágio Básico Supervisionado I na disciplina de Psicologia da Infância e da Adolescência
Por: Aloisio Araujo • 4/10/2016 • Relatório de pesquisa • 2.181 Palavras (9 Páginas) • 1.408 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
RELATÓRIO
Aloisio de Araujo Silva Filho 20161106290
Beatriz Pacheco Nunes 20161102194
Larissa Farias Cagnin Pereira 20161103752
Rio de Janeiro
2016
Aloisio de Araujo Silva Filho
Beatriz Pacheco Nunes
Larissa Farias Cagnin Pereira
RELATÓRIO
Relatório realizado para disciplina de Estágio Básico Supervisionado I apresentado como requisito de avaliação da Universidade Veiga de Almeida.
Orientadora: Prof. Doutoranda
Sandra Mara Chiabi
Rio de Janeiro
2016
SUMÁRIO
- CONTEXTO HISTÓRICO………………………...........………….....…………... 4
- INTRODUÇÃO……………………………………............……….………………. 5
- DESENVOLVIMENTO TEÓRICO…………….……..........………….…………. 6
- DESENVOLVIMENTO DURANTE A INFÂNCIA.............................................6
- Desenvolvimento físico e motor ....................................................................6
- Desenvolvimento cognitivo.............................................................................7
- Desenvolvimento psicossocial.......................................................................8
- Desenvolvimento psicossexual......................................................................9
- Fases psicossexuais na primeira infância......................................................9
- Fase psicossexuais na segunda infância.....................................................10
- Fase psicossexuais na terceira infância.......................................................10
- Complexo de Édipo e de Electra..................................................................11
- Fases psicossexuais na puberdade.............................................................11
- ENTREVISTA……………………….…………………..........……...…………...12
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS…………………..........………………… 14
1 CONTEXTO HISTÓRICO
Neste relatório traremos uma entrevista com a Psicóloga Sandra Helena, formada desde 1994, que faz seus atendimentos clínicos em seu consultório localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, no bairro de Colégio, na Estrada do Barro Vermelho, número 1379.
Em sua clínica encontram-se algumas salas, de diferentes profissionais, com especializações em terapia da fala, TOC, síndromes, dificuldade de relacionamento, aprendizagem, dependência afetiva, pânico e orientação profissional. Se atende, individualmente ou em grupo, crianças, adolescentes, adultos, idosos, casais e famílias.
Em seu consultório, onde realizamos a entrevista, encontramos um ambiente simples, onde havia a mesa da profissional, seu armário, e à frente uma poltrona e um sofá com lugares para duas pessoas, sendo um ambiente discreto e acolhedor.
2. INTRODUÇÃO
A partir dos conhecimentos adquiridos nas aulas de Psicologia da Infância e da Adolescência, da revista Marraio e do livro Desenvolvimento Humano (Papalia & Feldman, 2013), o grupo entrevistou a psicóloga clínica Sandra Helena Silva, especializada em Teoria Cognitiva Comportamental (TCC) e pudemos observar como essa teoria é aplicada em situações reais.
3. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Neste relatório ,,vamos trabalhar os temas abordados na entrevista usando a perspectiva psicanalista de Erikson, Freud e Piaget.
3.1 Desenvolvimento durante a infância
O conjunto dos 3 primeiros anos da criança é classificado como a primeira infância, de 3 aos 6 anos como segunda infância e de 6 aos 11 anos, terceira infância. Durante essas fases a criança se desenvolve fisicamente, cognitivamente e psicossocialmente. (PAPALIA & FELDMAN, 2013)
3.1.1 Desenvolvimento físico e motor
No começo da primeira infância, ou seja, quando a criança nasce, ela é descoordenada e não tem controle sobre seu corpo, durante o período primeira infância ela começa a dominar esses controles. Nos primeiros meses adquire controle do pescoço, após, começa a conseguir se sentar com ajuda de algum apoio (MATTA, 2001), e mais para frente, por volta de 4 a 6 meses começa a engatinhar, que segundo Papalia et al. (2001) são as primeiras tentativas de movimentação intencional. Aos 5 meses a criança já sabe que pode alcançar e mover objetos, mas apenas aos 10 meses ela começa a fazê-lo (PAPALIA et al. 2001). Por volta dos 11 meses a criança começa a andar com ajuda (MATTA, 2011). Ao longo dos 2 anos a criança já explora o espaço ao redor: corre, lança, anda, sobe degraus (PAPALIA et al., 2001).
Durante a segunda infância as crianças crescem e emagrecem rapidamente, dormem menos e melhor a capacidade para correr, pular e saltitar, o crescimento muscular e esquelético avança, cartilagens viram ossos, o vigor físico aumenta e a criança se mantém saudável (PAPALIA et al., 2013).
Ao decorrer da terceira infância as crianças crescem mais lentamente, elas crescem de 5 a 7,5 centímetros por ano. Ocorrem mudanças na estrutura e no funcionamento do cérebro, que apoiam os avanços cognitivos.
As habilidades motoras continuam a melhorar na terceira infância, as brincadeiras das crianças tendem a se organizar espontaneamente. (PAPALIA et al., 2013)
...