Resenha Filme Batismo de Sangue
Por: Mônia C. Arantes • 6/3/2017 • Resenha • 343 Palavras (2 Páginas) • 581 Visualizações
Mônia Cabral Arantes 4º Termo de Psicologia
Profº: Dr. Fernando Luiz Zanetti
RESENHA DO FILME: BATISMO DE SANGUE
O filme batismo de sangue conta a história de jovens estudantes e religiosos militantes durante a ditadura no Brasil. O nome tem um significado em especial, uma vez que eram freis e o batismo tem um significado para uma nova vida para o catolicismo, para eles, após as torturas era uma nova vida, um batismo de sangue.
O decorrer do filme irá retratar esse sofrimento e como saíram diferentes deles. Naquela época, todos que falavam mal do governo era preso e os militares lutavam contra os comunistas. Um dos freis não suportou o sofrimento e acabou por suicidar-se. Os militares queriam assassinar o chefe dos guerrilheiros. Embora queiram resistir, as torturas físicas e psicológicas são muito fortes e os freis são obrigados a entregar seus companheiros. Após torturar alguns freis, descobriram o local e o mataram. Apesar da grande repressão, a UNE continuou a existir clandestinamente para que estudantes pudessem se manter informados, embora não conseguissem se reunir por conta de denúncias. Na cadeia, eles resistiam como puderam, e para isso, eles celebravam missa onde outros tentavam desanimá-los. O confronto durou até o final da ditadura.
Um filme com cenas fortes que retrata a realidade. Retratou como as violências praticadas eram de várias formas e afetavam várias pessoas, como homens e mulheres. A Mostra como era forte o movimento anticomunista e como as pessoas apoiavam a ditadura. Mostra inclusive como as pessoas entregavam informações e pessoas por medo ou recompensa.
O filme tem grande relação com a psicologia, pois, logo no início do filme, um dos freis sofre tamanho trauma que seu psicológico não aguenta, resultando provavelmente em uma profunda depressão e então se suicida. As vítimas sofreram tanto traumas psicológicos quanto físicos e isso poderá se refletir no seu cotidiano. O psicólogo irá desempenhar um papel muito importante para que o indivíduo retorne a sua vida normal sem reagir exageradamente a situações parecidas com as que vivenciaram, garantindo assim uma qualidade de vida melhor.
...