Resenha Sobre O Filme Da Francoise Dolto
Ensaios: Resenha Sobre O Filme Da Francoise Dolto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sabryne • 24/3/2015 • 2.523 Palavras (11 Páginas) • 537 Visualizações
1.0 INTRODUÇÃO
Esse trabalho apresenta a biografia de Karl Marx, filosofo alemão que exerceu influência a várias áreas do conhecimento, tendo como ideia motivadora o materialismo. Aponta suas principais ideias, citando entre elas a luta de classes, que poderia reverter a situação dos trabalhadores nas fábricas. Suas obras principais estão destacadas com uma breve explicação das mesmas e por fim, algumas frases do filósofo concluem o trabalho.
2.0 BIOGRAFIA
Karl Marx, foi um filósofo e revolucionário alemão. Criou as bases da doutrina comunista, onde criticou o capitalismo. Sua filosofia exerceu influência em várias áreas do conhecimento, tais como Sociologia, Política, Direito, Teologia, Filosofia, Economia, entre outras.
Karl Marx nasceu em Trèves, cidade ao sul da Prússia Renana, na fronteira da França, no dia 5 de maio de 1818. Filho de Herschel Marx, advogado e conselheiro da justiça, descendente de judeu, era perseguido pelo governo absolutista de Frederico Guilherme III. Em 1835 concluiu o curso ginasial no Liceu Friedrich Wilhelm. Ainda nesse ano e boa parte de 1836, Karl estudou Direito, História, Filosofia, Arte e Literatura na Universidade de Bonn.
No final de 1836, vai para Berlim, onde se propagam as ideias de Hegel, destacado filósofo e idealista alemão. Marx se alinha com os "hegelianos de esquerda", que procuram analisar as questões sociais, fundamentados na necessidade de transformações na burguesia da Alemanha. Entre 1838 e 1840, dedica-se a elaboração de sua tese, em busca de um cargo de professor. Em 1841, na Universidade de Iena, apresenta o trabalho "A Diferença Entre a Filosofia da Natureza de Demócrito e a de Epicuro".
Por motivos políticos, Karl não é nomeado, as universidades não aceitam mestres que seguem as ideias de Hegel. Desiludido, dedica-se ao jornalismo. Escreve artigos para os Anais Alemães, de seu amigo Arnold Ruge, mas a censura impede sua publicação. Em outubro de 1842, muda-se para Colônia, e assume a direção do jornal Gazeta Renana, mas logo após a publicação do artigo sobre o absolutismo russo, o governo fecha o jornal.
Em julho de 1843, casa-se com Jenne, irmã de seu amigo Edgard von Westphalen. O casal muda-se para Paris, onde Marx junto com Ruge funda a revista "Anais Franco Alemães", e publica os artigos de Fredrich Engels. Publica também "Introdução à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel" e "Sobre a Questão Judaica". Ingressa numa sociedade secreta, mas é expulso da cidade.
Em fins de 1844, Marx começa a escrever para o "Vornaerts", em Paris. As opiniões desagradam o governo de Frederico Guilherme V, imperador da Prússia, que pressiona o governo francês a expulsar os colaboradores da publicação, entre eles Marx e Engels. Em fevereiro é obrigado a sair da França e vai para a Bélgica.
Dedica-se a escrever teses sobre o socialismo e mantém contato com o movimento operário europeu. Funda a "Sociedade dos Trabalhadores Alemães". Junto com Engels, adquirem um semanário e se integram à "Liga dos Justos", entidade secreta de operários alemães, com filiais por toda a Europa. No Segundo Congresso da Liga, são solicitados para redigir um manifesto.
No dia 21 de fevereiro de 1848, com base no trabalho de Engels, Os Princípios do Comunismo, Marx escreve o "Manifesto Comunista", onde esboça suas principais ideias com a luta de classe e o materialismo histórico. Critica o capitalismo, expõe a história do movimento operário, e termina com um apelo pela união dos operários no mundo todo. Pouco tempo depois, Karl e sua mulher são presos e expulsos da Bélgica.
Depois de vários exílios e privações, Max finalmente se instala em Londres. Apesar da crise, em 1864 funda a "Associação Internacional dos Trabalhadores", que fica conhecida como "Primeira Internacional". Com a ajuda de Engels, publica em 1867, o primeiro volume de sua mais importante obra, "O Capital", em que sintetiza suas críticas à economia capitalista.
Ao escrever "Crítica ao Programa de Gotha", condena o programa que o partido socialista alemão adotara em 1875. As teorias de Marx influenciaram a Revolução Russa de 1917, teóricos e políticos como Lênin, Trotski, Stalin e Mao Tsé-Tung. Assim, sua doutrina esteve presente em vários países, como a extinta URSS, a China e Cuba.
Karl Heinrich Marx morreu em Londres, no dia 14 de março de 1883, em consequência de uma bronquite e de problemas respiratórios.
3.0 PRINCIPAIS IDEIAS
As ideias de Karl Marx revolucionaram o pensamento sobre o capitalismo e relação com os negócios, indivíduos, estados e meio ambiente. Por seu radicalismo foi expulso da maior parte dos países europeus. Seu envolvimento com radicais franceses e alemães no período de 1840 fez com que ele levantasse a bandeira do comunismo e atacasse o capitalismo.
O materialismo é a idéia motivadora por trás da filosofia de Karl Marx. Com essa idéia materialista, acredita-se que as condições materiais do mundo (em relação a economia) que dão origem as idéias. Diferente do idealismo que acredita-se que a idéia da origem ao material.
Para Marx, a exploração do trabalho é o perigo do capitalismo, pois o excesso de trabalho ao trabalhador que produz os lucros dos capitalistas, uma vez que esses pagam aos trabalhadores menos do que eles valem.
Considerava também que esses trabalhadores eram alienados de varias maneiras, destacando quatro delas: o produto, o ato de produzir, ele mesmo e os outros. A principal idéia é que o capitalismo separa o homem do que ele faz e como ele o faz, ou seja, separação ou remoção de como a vida deveria ser.
Marx acreditava que poderia derrubar a classe dominante capitalista com uma revolução liderada pela união de trabalhadores.
Foi o criador da obra o Capital, livro publicado em 1867, que tem como tema principal a economia, livro esse que mostra o acúmulo de capital originado pelo excedente dos trabalhadores que acaba gerando lucros aos capitalistas, classe que enriquece as custas do empobrecimento do proletariado. Escreveu também, com a colaboração de Engels,
...