Resultados da auto-avaliação dos resultados
Seminário: Resultados da auto-avaliação dos resultados. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 30/11/2014 • Seminário • 1.780 Palavras (8 Páginas) • 268 Visualizações
Etapa 1
Resultado exercício de auto-avaliação
Após a resolução do exercício de auto-avaliação averiguamos que temos um Perfil Empreendedor bem parecido, a nossa média de pontos foi de 90 a 119, nossas ideias são próximas, temos sinergia, o que tem nos ajudado nos trabalhos e na convivência um com os outros.
Na questão Comprometimento e Determinação, nossa média foi “Boa”, somos parecidos obtivemos pontuações bem próximas, somos proativos e persistentes. Alguns de nós precisamos melhorar um pouco na imersão total nas atividades que desenvolvemos pelo fato de muitas atividades estarem concentradas somente em uma pessoa.
Na questão Obsessão pelas oportunidades, a nossa média foi “Excelente”, pensamos sempre no cliente em primeiro lugar. Em nossas organizações procuramos sempre satisfazer todos os clientes e buscamos a melhoria contínua para eles estejam cada vez mais satisfeitos com nossos serviços e voltem a usá-los.
Na tolerância ao risco, ambiguidade e incertezas, nossa média foi “Excelente”, precisamos somente melhorar quanto à tolerância a incertezas e falta de estrutura em nossas organizações, isso algumas vezes gera desconforto e certa dificuldade para desempenhar nossas atividades.
Na Criatividade, autoconfiança e habilidade de adaptação, nossa média foi “Boa”, embora existam em cada um as características descritas, alguns de nós precisamos melhorar na questão de se adaptar a novas mudanças, ainda ficamos presos em alguns paradigmas, e temos certo medo de mudanças, não pela mudança em si, mas por medo de não adaptar-se ao novo cenário.
Na motivação e superação, nossa média foi “Excelente”, buscamos sempre crescimento e melhores resultados, definitivamente não somos preocupamos com status e poder, procuramos a auto realização e somos autoconfiantes o suficiente para saber que seremos reconhecidos em nossas organizações por nossas competências e habilidades.
Na questão Liderança, nossa média foi “Excelente”, em nossas organizações somos íntegros e transmitimos confiança aos nossos superiores e colegas de trabalho, precisamos melhorar na questão paciência, mas na maioria das vezes somos pacientes e sabemos ouvir, temos espírito de equipe. Um exemplo real disso é que o nosso grupo é o mesmo desde o início do curso, às vezes temos algumas divergências, que são resolvidas como em uma equipe, procuramos entender uns aos outros e conviver com as diferenças que temos.
As diferenças entre ser Administrador e Empreendedor
Sobre o Empreendedor aprendemos que a personalidade empreendedora transforma a situação mais trivial em uma oportunidade excepcional. O empreendedor é o visionário em nós, o sonhador, mas que também sabem tomar decisões corretas na hora certa, não são inseguros. O Empreendedor vive no futuro, nunca no passado e, raramente no presente. O Empreendedor é o inovador, o grande estrategista, eles implementam suas ações com total comprometimento, se dedicam ao que fazem. Devido a sua necessidade de mudança, o Empreendedor cria um enorme caos a seu redor, uma preocupação já antecipada para aqueles incluídos em seus projetos. Com frequência deixa os outros para trás rapidamente; quanto mais adiante ele está, maior é o esforço necessário para levar o grupo com ele. O principal trabalho de um empreendedor é imaginar e sonhar.
Sobre o Administrador aprendemos que sem o Administrador não haveria planejamento, ordem ou sequer previsões. O administrador se enquadra no mundo corporativo. Ele está mais relacionado aos processos gerenciais, à solução de conflitos e de circunstâncias desfavoráveis para a empresa.
Segundo Fayol as funções administrativas, se resumem em: planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar. Com o passar do tempo este conceito veio se aperfeiçoando, agregando a ele novas funções que foram desenvolvidas a partir da necessidade do mercado. Hoje em dia as principais são: comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar); analisar, conhecer os problemas; fixar objetivos; tomar as decisões; negociar e organizar e alocar recursos, recursos financeiros e tecnológicos e as pessoas.
Eles se diferenciam também na maneira com que trabalham: o administrador trabalha em base de diretrizes, cultura, paradigmas e outros fatores na empresa que trabalha e o empreendedor trabalha mais com a criatividade, aprendizado e outros fatores no ambiente de mercado.
O Administrador é quem corre atrás do Empreendedor para arrumar a bagunça; sem o Empreendedor não haveria bagunça para arrumar. Sem o Administrador não haveria nem negócios, nem sociedade; sem o Empreendedor não haveria inovação.
Apesar de tantas diferenças pode-se dizer que existem muitos pontos em comum entre o administrador e o empreendedor.
Dornelas (2001) afirma que "o empreendedor é um administrador, mas com diferenças
consideráveis em relação aos gerentes ou executivos de organizações tradicionais, pois os
empreendedores são mais visionários que os gerentes".
Enfim a tensão entre a visão do Empreendedor e a praticidade do Administrador que cria a síntese da qual todos os grandes trabalhos nascem.
Etapa 2
Mercado
Segundo pesquisas do IBOPE o mercado de beleza no Brasil cresce por ano cerca de 26%, De acordo com a ABIHPEC – (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o Brasil é o terceiro maior mercado de cosméticos do mundo e isso é derivado do alto índice de preocupação que os Brasileiros tiveram com a estética ao longo dos anos. Podemos observar que, os números de centro de estéticas, clínicas de estéticas e Spas urbanos se multiplicam a cada dia, com base nisto será criado o Centro de Estética Fases.
Análise econômica
A principio o Centro de Estética Fases terá como objetivo um retorno econômico com uma margem de lucro de cerca de 30% a 40%. Nosso foco será sempre a busca pelo diferencial, visamos investir em tecnologias, inovação, criatividade, busca por bons fornecedores para que haja qualidade no produto junto a uma boa negociação de custos, e possamos então oferecer uma tabela de preços diferenciada ao publico, para que a organização mantenha a liderança com níveis elevados de aceitação do seu cliente potencial, proporcionado assim o retorno desejado.
Vantagens Competitivas
O Centro de Estética Fases terá como um de seus diferenciais, o atendimento personalizado a empresas, onde disponibilizaremos alguns de nossos funcionários para ministrar serviços como Ginástica Laboral / Massagens / Consultoria em Qualidade de Vida no Trabalho, para tanto, é agendado previamente com empresas interessadas. Essas empresas irão obter informações sobre os serviços do Centro de Estética Fases por meio das divulgações, com isso seremos capazes de desenvolver uma ampla carteira de clientes (empresas) preocupados com a qualidade de vida de seus funcionários.
Dessa maneira, além de oferecermos atendimento personalizado às empresas, estaremos divulgando nossa marca, por meio das pessoas que irão usufruir dos nossos tratamentos. O objetivo é fazer com que elas fiquem satisfeitas com os serviços prestados, e com isso venham a se tornar clientes fixos e consequentemente, divulgadores do Centro de Estética.
Equipe Gerencial
A equipe que transformará esta oportunidade em negócio é uma equipe de novos empreendedores com ampla visão de mercado,formada atualmente por seis sócios-diretores, cada qual responsável pelo seu departamento, sendo eles:
Diretor financeiro: Priscila Teixeira Barbosa
Diretor Jurídico: Illana Araujo dos Santos
Diretor de Rh: Camila Chaves dos Santos
Diretor de marketing: Francielle Pereira/Virginia Iris Coneglian Martins
Direto de produção:Antonio Cavallary Junior
Segue abaixo a estrutura organizacional que ira colaborar com o desenvolvimento do Centro de Estética Fases.
Organograma do Centro de Estética Fases
Critérios Pessoais
O comprometimento deve ser total, pois alem de estudar os pontos positivos de tal negócio, financeiramente falando deve se ter uma ampla visão de crescimento partindo do ponto de venda onde ele deve ser explorar o Marketing visual que é o foco para se obter melhor divulgação e retornos breves.
”Quando o sonho se transforma em uma oportunidade de negócio no blog mundo SEBRAE”
O texto fala de um jornalista, músico e luthier, Wandler Cunha, 62 anos, que transformou seu sonho de adolescência em um negócio, sua história de sucesso começou após os 50 anos de idade quando decidiu realizar um sonho antigo, comprar uma guitarra igual à do Beatle George Harrison, uma Rickenbacker doze cordas, ele tinha uma pequena poupança com R$ 3 mil, então começou a pesquisar aonde teria a guitarra disponível para compra. A mais próxima estava na Argentina, o dinheiro que ele havia economizado durante algum tempo de trabalho ainda não dava para adquirir o objeto de desejo. Se ele fosse importar a guitarra sairia em torno de R$ 11 mil.
Wandler então decidiu fazer uma réplica da Rickenbacker, mas se deparou com alguns desafios. Além de ser um produto caro, alguns dos luthiers que ele procurou em São Paulo e Rio de Janeiro, só poderiam efetuar a entrega da réplica após um ano.Foi então que eu resolveu investir em um novo desafio e realizar o sonho criando seu próprio instrumento,hoje conseguiu abrir seu próprio empreendimento voltado para o setor de música é um profissional, que constrói instrumentos musicais, cuida da parte elétrica e acústica e faz regulagem do instrumento,obtendo assim muito sucesso.
O Centro de Estética Fases se empenhará em desenvolver e buscar oportunidades,visando a melhoria contínua para obtenção do alcance de seus objetivos e sucesso no empreendimento.
“Critérios para avaliar oportunidade (adaptado de Timmons, 1994)”
Conforme discussão feita pelo grupo, analise do conteúdo, foram realizados pesquisas e estudos de mercados e sendo avaliado o mercado de beleza, uma Atratividade de alto potencial, chegamos à conclusão de que com base nisto será criado o Centro de Estética Fases,que tem como principal objetivo idealizar um plano de negócios viável e lucrativo para criação de um lugar que ofereça bem estar,qualidade de vida e relaxamento.
Ramo de atividade
Prestação de serviços de beleza, estética e saúde.
Localização
A decisão quanto à localização do Centro de Estética Fases envolveu estudos de localizações alternativas antes da escolha do local definitivo. Foram analisados diversos fatores para a escolha da melhor localização. Fatores como:
Demanda pelos serviços prestados
Impacto ambiental
Restrições de zoneamento
Adequação do clima e temperatura a serviços
Infra - estrutura de transporte e energia
Legislação da área
Disponibilidade dos fornecedores
Localização dos concorrentes
Disponibilidade de mão de obra
Através de todas as pesquisas e analises feitas em relação à localização foi definido o local da implantação do Centro de Estética Fases. O local escolhido foi à cidade de São Caetano do Sul no estado de São Paulo.
A cidade possui diversos indicadores de economia e qualidade de vida que foram de suma importância para sua escolha, como o melhor IDH(índice de desenvolvimento humano) do Brasil, o maior PIB do ABC, o 50º município mais rico do país e segundo uma pesquisa realizada pela fundação Getulio Vargas, o município está entre os 12 melhores do Brasil para se trabalhar.
Bibliografia:
Dornelas, José Carlos Assis.
Empreendedorismo: transformando ideias em negócios
Rio de Janeiro: Campos, 2001.
www.mundosebrae.com.br
www.negociocerto.sebrae.com.br
www.sebrae.com.br
...