Resumo Do Filme Sempre Amigos
Ensaios: Resumo Do Filme Sempre Amigos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: josecrisisa • 30/8/2014 • 713 Palavras (3 Páginas) • 24.152 Visualizações
Rondonópolis, 2014.
``Sempre amigos” é um filme marcante que relata o companheirismo, a amizade e as dificuldades enfrentadas por dois garotos. Max é um garoto de 13 anos considerado uma criança problemática tem problemas na escola, é medroso e nunca teve amigos.
Max é rejeitado pelos colegas por causa de uma deficiência, o cérebro não acompanha o corpo, isso fez com que ele repetisse o ano várias vezes, essa deficiência também é explicada pela condição familiar desagregadora, a figura do pai que assassinou a esposa, traz traumas impedindo o seu desenvolvimento intelectual e na sua relação com os outros, seus colegas.
Nessa sua luta diária contra os meus tratos de seus amigos e até mesmo contra si mesmo, ele vai encontra apoio de uma amigo Kevin que também tem uma certa deficiência e é rejeitado pelos seus amigos.
Kevin é um garoto que sofre de uma doença degenerativa, é extremamente inteligente mais se isola do convívio social por causa do seu problema, por isso ele aprendeu a viver no mundo da imaginação e no mundo das letras juntamente da sua mãe que exercia uma postura ao mesmo tempo psicóloga e pedagoga envolvendo-se nas histórias do filho e o apoiando.
A amizade dos dois começa quando Kevin se muda para a casa vizinha de Max, a partir daí nasce uma grande amizade, e ai que acontece a junção perfeita de inteligência e forças vemos isso na fala de Kevin, “você precisa de inteligência eu preciso de pernas”.
Devido às condições dos dois garotos, eles são tratados pelos colegas de escola como anormais, eram alvos de preconceitos, brincadeiras malvadas. Notamos aqui a grande dificuldade em aceita as diferenças e as limitações, e infelizmente essa cena não acontece só em filmes mais na vida real também.
Entre tanto o filme demonstra que as duas crianças vão se unir tornando verdadeiros amigos, um ajudando o outro em suas limitações através do poder da imaginação.
Durante o decorrer da história percebe-se claramente quando a mãe de Kevin visita a direção da unidade escolar para dialogar tentando incluir seu filho nas atividades esportivas na qual fora recusado, portanto as relações de convivência que o filme mostra é de grande importância proporcionando reflexão na escola, auxiliando-a a repensar seus valores e crenças com relação à diversidade e à igualdade.
Também está bem focalizado que o ambiente familiar influi no desenvolvimento afetivo, social, cognitivo da criança, pois se estes não estiverem estruturados podem provocar distúrbios ou traumas que possam vir a dificultar a criança nos demais relacionamentos.
Sem isto não terão um equilibrada, nem possibilidades de desenvolver aspectos relevantes envolvidos nessas relações como: emoções, curiosidades e imaginação que vai ser representado pelo livro em branco que Max ganha do seu amigo.
Ao se relacionarem com seus familiares, seus pares e adultos, nem todas as crianças crescem em ambientes que favorecem o seu desenvolvimento em todos os aspectos. A mensagem colocada pelo filme é de unir-se aos outros numa atitude mais solidária e fraterna, olhar a diferença sem perder a dimensão da igualdade ainda é um dos maiores desafios educacionais da atualidade.
Justifica-se então
...