Resumo do filme "A Caça".
Por: psicomar • 26/11/2017 • Resenha • 450 Palavras (2 Páginas) • 2.180 Visualizações
Resumo Crítico do Filme “ A Caça”.
O filme mostra o cotidiano do personagem principal Lucas, que trabalha como instrutor em uma escola infantil e o mesmo demonstra gostar do que faz. Lucas vive de forma simples em uma pequena comunidade, mantendo laços sociais com os amigos e na creche onde trabalha.
Uma das alunas da creche, Klara, é também a filha do melhor amigo de Lucas. Esta menina transfere para Lucas o sentimento de amor e desejo “edipianos”, próprios da fase do Complexo de Édipo em que as crianças experimentam com seus pais ou com quem ocupa o lugar do cuidado.
A menina vive em uma família onde ocorrem muitas brigas e discussões, cujos pais não lhe dão a atenção necessária, deixando-a, muitas vezes, sozinha. Klara apresenta sintomas obsessivos como não pisar nas listas, o que acaba por fazer com que ela se perca quando sai sozinha , pois não olha para frente quando está caminhando para evitar ver as listas no chão.
Lucas , por vezes, ocupa o papel de cuidado e atenção com Klara, o que faz com que ela tenha um sentimento de afeição por ele. E Klara, em determinado momento, demonstra seu sentimento em relação a Lucas, com um beijo na boca. Ele, no entanto, age delicadamente, desestimulando seu comportamento, o que faz com que Klara se sinta rejeitada e, com raiva dele ela diz para a diretora da escola coisas do tipo “não gosto do Lucas”, “ele tem um pinto”, esta última fala ela reproduz devido a uma imagem de vídeo pornográfico que seu irmão lhe mostrou.
A diretora da escola então, demonstrando total despreparo para lidar com a fala de Klara, chama um “especialista” para tratar do caso que nesse momento, já havia tomado proporções de abuso sexual e desmorona completamente com a vida de Lucas. O “especialista” submete Klara a um interrogatório que na verdade, foi uma violência devido a forma como este conduziu a entrevista, induzindo Klara a confirmar suas afirmativas. Tal comportamento, do “especialista”, ao entrevistar Klara , é passível de comparar com a teoria de Freud, onde este afirma que projetamos no outro nossas próprias fantasias e desejos reprimidos.
O filme traz também, a pulsão de morte, tratada por Freud, quando apresenta o esporte ( a caça), um ritual onde o desejo de matar ganha uma sanção simbólica, como sublimação a esta pulsão de morte. Este desejo de matar está presente no filme, também, nos momentos onde é feito todo o trabalho para excluir Lucas do convívio social, através da rejeição, da difamação e das práticas agressivas das quais ele foi vítima. E, mesmo inocentado pela justiça local, permanece vitima da histeria generalizada que, no início, se apoderou dos habitantes daquela cidade.
...