SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Tese: SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: weligton • 2/4/2014 • Tese • 3.104 Palavras (13 Páginas) • 336 Visualizações
Olá 19881003
Conta Documentos Salvos Meus Envios Perfil Envie Seus Trabalhos Sair Trabalhos Feitos - Trabalhos Premium e Grátis, Monografias & Notas de Livros Trabalhos e Monografias Gerador de Citação Mais
Ver Trabalhos ››Biologia Ciências Ciências Sociais Diversos Filosofia Geografia História Negócios e Publicidade Política Português e Linguagem Psicologia Religião Sobre Trabalhos Feitos Ajuda Mapa do Site Contate-nos
Página Inicial » Diversos
Atps sgaEnviado por gabyfonseca, dez. 2012 | 12 Páginas (2882 Palavras) | 306 Consultas
|
4.5 1 2 3 4 5 (1) |
Denunciar
|
VOCÊ
GOSTOU DISTO?
DIGA AOS SEUS AMIGOS...
Envie Tweet ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADES DE TAUBATÉ
Engenharia de Produção Mecânica
[pic]
GABRIELA SANTOS FONSECA
RA: 1099578752
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
ATPS: Etapa 4
Taubaté
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1. ETAPA 4 – AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO AMBIENTAL 4
1.1 Passo 1: Cultura Ambiental Organizacional 4
1.2 Passo 2: Sustentabilidade Empresarial 9
1.3 Passo 3: Aplicação do SGA 6
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO
A Atividade Prática Supervisionada, com o tema: Avaliação do Desempenho Ambiental tem como objetivo conhecer o sistema de gestão ambiental desenvolvido em uma organização.
Com os avanços tecnológicos advindos após a revolução industrial e o crescente aumento da população a atividade humana passou a causar mais impacto negativo ao meio ambiente, e o que durante muito tempo foi visto como fonte inexaurível de recursos disponíveis para servir às necessidades do homem agora passa a ser uma inquietação, porquanto os recursos são limitados.
O ciclo produtivo da sociedade capitalista extrai do meio ambiente os insumos necessários para a produção de alimentos e bens de consumo, entretanto, o processo produtivo retorna resíduos sólidos, efluentes líquidos e emite gases nocivos e poluentes em grandes quantidades, acarretando poluição ambiental e esgotamento dos recursos naturais. Outra preocupação que emerge é que uma volumosa camada da população mundial que sofre com a pobreza, fome e exclusão social. As empresas procuram resultados financeiros, ampliação de fatias de mercado e
sobrevivência e manutenção de sua competitividade. A globalização da economia e o acirramento da competição mundial elevam a escala de produção, com a conseqüente busca da redução dos custos.
Diante deste panorama as empresas passam a se reestruturar para se adequarem a esta nova percepção. As pressões sociais e restrições impostas fazem com que as empresas sejam forçadas a buscar formas de reduzir seu impacto ambiental e a melhorar sua imagem frente a sua responsabilidade social. Neste sentido, muito tem sido feito para a sustentabilidade do setor produtivo (CORAL, 2002).
O objetivo do desenvolvimento desta ATPS é apontar qual a necessidade de uma cultura ambiental nas organizações, abordar o tema Sustentabilidade Empresarial, considerando que do ponto de vista da economia, a abertura de mercados, a globalização da informação, a constante degradação dos recursos naturais, a possibilidade de extinção da fauna e da flora, foram elementos motivadores para a mudança de perfil da população. Essa mudança também atingiu as empresas de modo geral. E mostrar o funcionamento e gestão ambiental dentro de uma organização.
1. ETAPA 4 – AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO AMBIENTAL
1. Passo 1: Cultura ambiental organizacional
Temas ambientais transformaram-se em um ponto crítico para os negócios nos últimos anos. Para as organizações, conformidade com regulamentos, decisões legais de responsabilidade financeira por danos ambientais e aumento da importância dada por parte dos clientes e grupos interessados, aos efeitos ambientais relatados na manufatura do produto, têm feito do fator ambiental uma variável estratégica, com implicações em produtos, processos e procedimentos de operação, controle e gerenciamento.
Para a boa imagem da organização e a manutenção e ampliação dos seus mercados
tornou-se fundamental agregar ao sistema de gerenciamento a gestão do meio ambiente. Tomados juntos o crescimento econômico, a deterioração ambiental, o aumento das tendências em direção à transparência dos processos industriais e o crescimento dos custos de desobediência às regulamentações ambientais, implica-se uma necessidade de minimizar o impacto ambiental das atividades organizacionais e, simultaneamente, manter ou aumentar os níveis de produtividade em um mercado competitivo global. Assim, o grande desafio das organizações é conciliar o crescimento econômico com a preservação dos recursos naturais.
No sentido de mudar o paradigma do crescimento econômico ilimitado e para atender às pressões por uma maior qualidade
...