Sensação
Relatório de pesquisa: Sensação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 20152015 • 27/2/2015 • Relatório de pesquisa • 544 Palavras (3 Páginas) • 202 Visualizações
Sensação
É a operação que leva ao cérebro informações de fenômenos do meio externo e do estado do organismo.
É um processo ativo (o indivíduo participa deste).
É por meio dela que, usando os órgãos dos sentidos, os indivíduos se relacionam com o ambiente.
Existem três tipos de sensação:
Interoceptiva – permite ao cérebro tomar conhecimento do que acontece nos órgãos internos. Se manifesta de diferentes maneiras (fome, calor, frio, desconforto...); por meio de pressentimentos ou pelos sonhos. São inconsistentes e seu significado é aprendido por meio da experiência.
Proprioceptiva – permite ao cérebro tomar conhecimento do seu movimento (movimento corpóreo) no espaço e da sua posição em relação aos outros. Ex: Equilíbrio
Exteroceptiva – permite o contato entre o indivíduo e o meio externo por meio dos órgão dos sentidos.
Limiar da sensação: é o estímulo em intensidade suficiente para que ocorra a codificação e a transmissão da informação sendo que, posteriormente, ela possa ser decodificada e reconhecida.
Vale destacar que estímulos muito tênues ou muito intensos não são detectados. Além disso, a sensação é relativa, ou seja, varia de acordo com o ambiente – estado emocional, uso de medicamentos, etc.
Percepção
É a interpretação do estímulo (transforma o estímulo físico em informação psicológica).
Por meio dela, o homem interpreta a si mesmo, o mundo e sua posição em relação a este.
Depende da memória e do pensamento;
É influenciada pela sensação (em si), características particulares do estímulo (tamanho, forma, cor, intensidade, movimento e freqüência) e pelo estado psicológico de quem recebe o estímulo (experiências anteriores, formação, crença, expectativas, emoções e pressuposições).
Atenção
Mecanismo que permite a fixação de alguns estímulos e a organização das informações para o processo de tomada da decisão. É seletiva já que foca alguns estímulos e descarta os demais (estímulos constantes são ignorados e, portanto, não participam do processo decisório).
É influenciada pelas necessidades, motivações, interesses, personalidade e cultura. E também por objetivo, prazer e medo.
A obtenção e permanência da atenção dependem da intensidade, movimento e repetição.
Memória
"Faculdade de reproduzir conteúdos inconscientes"
Memorização e recuperação do material armazenado: Uma vez "prestada a atenção" e registrados os estímulos, pode-se recuperar as informações. Nesse processo de recuperação, a mente humana faz composições, preenche lacunas, etc. As informações mais relevantes tendem a ser lembradas mais facilmente.
Falhas na recuperação: pode haver falhas na codificação (falta de atenção), no armazenamento (sabe-se apenas como aconteceu), na recuperação,
...