Sigmund Freud
Seminário: Sigmund Freud. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabianapbarboza • 6/11/2013 • Seminário • 340 Palavras (2 Páginas) • 361 Visualizações
Sigmund Freud
Criador da psicanálise, nasceu em 1856,formou-se em medicina e especializou-se em neurologia.
Freud começou a se aprofundar nos estudos das patologias da mente, centrada inicialmente na terapia de doenças emocionais,desse trabalho surgiu a psicanálise.
Freud em sua prática clínica, descobriu que as neuroses eram na maioria das vezes pensamentos ou desejos reprimidos, que referiam-se a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida.
Presumiu então, que o desenvolvimento humano através da criança, está dividida em fases: Fase oral quando aos 0 a 2 anos prazer localiza-se na boca, Fase anal 2 a 4 anos prazer na excreção das fezes; Fase Fálico 3 a 5 anos prazer nos órgãos genitais, Fase Latência 6 a 11 anos interrupção do desejo sexual e Fase Genital 12 a 18 anos na adolescência em virtude da maturação do aparelho genital e da produção do hormônios sexuais, definição da identidade sexual e pessoal.Estagio final do desenvolvimento Psicosexual e com isso passamos a compreender as fases oral, anal, fálica e genital.
No decorrer dessas fases ocorre o complexo de Édipo – acontece entre 2 e 5 anos, introduz os conceitos de “ID” e "Superego".
Para Freud a psique (alma), se divide em três componentes,as divisões do inconsciente, pré-consciente e consciente, e chegou a conclusão aparelhopsíquico.
Id -A parte inconsciente da nossa mente ;Ego-Que atua como censura ante aos nossos desejos,representa a razão; Superego- A parte da nossa mente que denomina o principio da realidade,representa a moralidade.
A teoria de Freud destaca a importância professor-aluno.É necessário que o professor saiba sincronizar-se emocionalmente com seus alunos, estabelecendo um clima favorável à aprendizagem.Os estudos psicanalíticos revelam que o ser humano transfere situações vivenciadas anteriormente,demonstrando resistência a experiências uma vez reprimidas.
A aplicação da teoria de Freud na educação, veio contribuir muito na área social e na pedagogia,pois o ato de educar está intimamente relacionado com o desenvolvimento humano, especialmente o aparelho psíquico.
Através das reflexões feitas por Freud, podemos entender melhor enquanto educadores, como se processa em nossos educandos o desenvolvimento emocional e mental,pois o ser humano constitui-se como em razão e emoção.
...