Sistema de líquido cefalorraquidiano
Tese: Sistema de líquido cefalorraquidiano. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: martabastos2014 • 22/3/2014 • Tese • 766 Palavras (4 Páginas) • 296 Visualizações
Introdução
Os neurônios e as células gliais são sustentados por dois sistemas de líquidos, são eles: o sistema de fluido cerebrospinal (ventrículos, meninges e LCR) e sistema vascular (irrigação arterial, veias e seios venosos), também incluem mecanismos para regular o fluxo sanguíneo.
1. Sistema do Fluido Cerebrospinal
O sistema do LCR (liquido cefalorraquiano) é responsável por regular o meio extracelular e proteger o sistema nervoso central. É formado primeiramente nos ventrículos e então circula por aquedutos antes de ser absorvido na circulação venosa, este liquido fornece água, alguns aminoácidos e íons específicos ao liquido extracelular além de remover metabólitos do encéfalo.
2. Ventrículos
No encéfalo há um sistema de quatro ventrículos, onde estes são preenchidos por LCR.
2.1. Ventrículos Laterais
São estruturas pares, um em cada hemisfério. Acima do corno inferior temos a cauda do núcleo caudado que faz parte da grande parte exterior. Abaixo do ventrículo lateral temos o tálamo, e logo acima o corpo caloso, estes ventrículos são ligados entre si e ao IIIº ventrículo por forames interventriculares.
2.2. Terceiro Ventrículo
Fenda estreita na linha média do diencéfalo, uma aderência intertalâmica costuma atravessar o centro deste ventrículo. É ligado ao IVº ventrículo por um aqueduto.
2.3. Quarto Ventrículo
Espaço posterior à ponte e à medula oblonga, anterior ao cérebro, inferiormente é ligado ao canal central da medula espinal. Este é drenado para o espaço subaracnóide por meio de dois forames ( Luschka e Magendie ).
3. Meninges
São as três camadas que cobrem o encéfalo e a medula espinal, fornecendo assim uma proteção a elas.
3.1. Dura – Máter
Circunda o encéfalo e é constituída por uma camada externa ligada ao interior do crânio e uma camada interna, ligada a aracnóide. A camada interna tem duas projeções: a foice do encéfalo, que separa os hemisférios e a tenda do cerebelo, que o separa dos hemisférios.
3.2. Aracnóide
Membrana delicada. Suas projeções formam as vilosidades aracnóides e penetram na dura – máter, fazem protrusão nos seios venosos e permitem que o LCR flua para estes seios.
3.3. Pia – Máter
Camada mais interna firmemente aposta às superfícies do encéfalo e medula espinal. É ligado à aracnóide por meio de fibras de colágeno, assim fazendo o cérebro “flutuar”. Extensões da pia e ligamentos denticulados acoram a medula espinal à dura – máter.
Formação e circulação do Fluido Cerebrospinal
A maior parte do LCR é secretada pelos plexos coróides ( uma rede de capilares imersos em tecido conjuntivo e células epiteliais ) e outra parte é formada por liquido extracelular que vaza para os ventrículos.
A circulação do LCR começa quando ele sai dos ventrículos laterais e entra no IIIº ventrículo através de forames,e indo do IIIº ao IVº ventrículo pelo aqueduto cerebral. O LCR sai do IVº ventrículo por forames laterais e mediais entrando na subaracnóide, neste espaço o LCR flui ao redor da medula espinal
...