Sucidio
Resenha: Sucidio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eriikavf • 15/9/2014 • Resenha • 353 Palavras (2 Páginas) • 255 Visualizações
O interesse pelo tema surgiu da curiosidade de compreender o porque de ser considerado um tabu na sociedade, e pela falta de conhecimento que gera preconceitos, tambem pela falta de estabelecimento de politicas publicas para a prevenção e tratamento.
Com esse trabalho conseguimos adquirir informações e conhecimentos interessantes, onde esclarecemos a história do suicídio, que até hoje é pouco falado. Vimos que durante os séculos houveram percepções diferentes do suicídio, vários julgamentos e que por esse motivo não é muito esclarecido na sociedade, tendo percepções sociais e religiosas sobre o tema. Com os artigos pudemos conhecer a perspectiva histórica e cultural do tema, esses artigos possuiam informações da ciência saindo do senso comum.
Durante o desenvolvimento do trabalho fomos capazes de articular os conhecimentos adquiridos em sala de aula para auxilio na produção do trabalho, com a ajuda de professores com experiência e objetividade realizamos o trabalho atraves de discurssões interdiciplinares.
De acordo com os pensamentos do sociólogo DURCKHEIM e também através de sua obra ‘’O Suicídio’’ pudemos observar o suicídio como fato social, indicando que o ato depende da relação do individuo com o meio onde vive. Também indicou três tipos de suicídio, onde conseguimos observar motivos e características de tal ato. Tendo um aprofundamento maior no nosso objetivo o artigo de BOUCHARD (2005) foi bem pertinente por abordar o suicídio na adolescência, percebemos quanto o adolescente é vulnerável nessa fase da vida, por sofrer pressão, exigências, e ter que formar uma identidade, pôde perceber também como agem os adolescentes que estão com pensamento suicida e vimos que esse pensamento pode ser revertido. Conhecendo mais o CVV vimos que é um posto de ajuda, muito importante para o trabalho de prevenção e tratamento do suicídio, onde há um atendimento voluntario que busca ajudar e escutar pessoas que estão nessa situação de abalo emocional e risco de vida, também nos informando que pessoas com pensamento suicida buscam ajuda, uma saída. De fato vimos que a taxa de suicídio na adolescência é alta, porém isso pode ser revertido se houver mais informações para as pessoas perceberem sinais e ajudar quem se vê nessa situação.
...