TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“TOMAR ALGUÉM COMO FILHO”: A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO PROCESSO DE ADOÇÃO

Por:   •  22/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  9.670 Palavras (39 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 39

[pic 1]

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

RAISSA MARTINS SARAIVA MESQUITA / 1320294-0

 “TOMAR ALGUÉM COMO FILHO”: A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO PROCESSO DE ADOÇÃO

Fortaleza

2018

 RAISSA MARTINS SARAIVA MESQUITA[pic 2]

“TOMAR ALGUÉM COMO FILHO”: A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO PROCESSO DE ADOÇÃO

TCC apresentado ao curso de graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza como requisito parcial para aprovação na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso em Psicologia. Grupo de Pesquisa: Psicologia. Linha de Pesquisa: Sujeito, sofrimento psíquico e contemporaneidade.

Orientador(a): Profa. Dra. Leônia Cavalcante Teixeira

Fortaleza

2018

Ficha catalográfica da obra elaborada pelo autor através do programa de geração automática da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza

[pic 3]

Mesquita, Raissa .

Tomar alguém com filho: A atuação do psicólogo no processo de adoção        / Raissa        Mesquita. - 2018

27 f.

Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade de Fortaleza. Curso de Psicologia, Fortaleza, 2018.

Orientação: Leônia        Teixeira .

1. Psicologia Jurídica        . 2. Psicologia. 3. Adoção. Criança e adolescente. 4. Criança e adolescente. 5. Família. I. Teixeira , Leônia . II. Título.

[pic 4]

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS

CURSO DE PSICOLOGIA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

“TOMAR ALGUÉM COMO FILHO”: A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO PROCESSO DE ADOÇÃO

Autor: Raissa Martins Saraiva Mesquita

Prof(a). Orientador(a): Dra. Leônia Cavalcante Teixeira

Resumo  

Sabida a importância do tema em foco, objetiva-se com esse estudo investigar como os conhecimentos jurídicos e sociais perpassam o processo de adoção correlacionando com o bem estar da criança adotiva compreendendo o lugar do psicólogo nesse processo, bem como contextualizar histórico e socialmente a adoção. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, viabilizada pela pesquisa integrativa de literatura a partir de bancos de dados digitais, de livros e da legislação pertinente. Adoção não se associa com sentimentos de gratidão ou caridade, sendo, então, uma ação irrevogável e excepcional, para assegurar à criança e/ou ao adolescente, que estão em um acolhimento institucional, a garantia à convivência familiar e comunitária. A adoção pode ser requerida por casais heterossexuais, homossexuais, casais estéreis ou não estéreis, solteiros e viúvos. Ademais são inúmeros os motivos que levam os pretendentes a requerer a adoção e o psicólogo, como profissional qualificado no campo jurídico, tem sua atuação delineada no trabalho junto a equipes multiprofissionais e interdisciplinares. Este exerce um trabalho complexo, que não envolve apenas técnica e neutralidade, sendo indispensável para preparar, instruir, conscientiza e desmistificar preconceitos e estereótipos, além de confrontar as expectativas e explorar a história de vida dos envolvidos e, conta com os sentimentos de sofrimentos acarretados pelo processo. A escolha do perfil desejável é fundamental para o processo e é sabido que a preparação para ser pai e/ou mãe é essencial não importando se o filho é biológico ou adotivo, estes devem possuir qualidades essenciais e primordiais para o desenvolvimento da criança.

Palavras-chave: Psicologia Jurídica. Psicologia. Adoção. Criança e adolescente. Família.

Abstract

Knowing the importance of the subject, this research attempts to investigate how the juridical and social knowledge passes through adoption process as well as the adopted child’s welfare understanding the psychologist’s place on this process, and contextualize adoption historically and socially. It is a qualitative research, of exploratory nature made feasible by literature integrative research from digital database, books and relevant legislation. Adoption is not associated with gratitude and charity feelings, it is an irrelevant and exceptional action to ensure child/teenager, who are in an institutional reception, the guarantee of family and community coexistence. Adoption may be required by homosexual or heterosexual couples, sterile couples, single or widowers people. There are many reasons that lead the applicants to require adoption, and the psychologist as a qualified professional on juridical area, has his/her actions on the job with multi professional team. This professional makes a complex work, which does not only involve techniques and impartiality, being indispensable to prepare,

instruct, conscientize, demystify prejudices and stereotypes, besides confronting expectations and exploring the life history of the involved ones. The desirable profile is fundamental to the process and it is known that preparation of being a mother/father is essential not only for the biological children, those must have qualities indispensable for the children’s development.

Keywords: Juridical Psychology. Psychology. Adoption. Children and Teenagers. Family.

Introdução  

Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos jurídicos e sociais da adoção e relacioná-los com o bem estar da criança adotiva e o modo como a Psicologia interfere nesse processo é que foi dado início ao presente trabalho, que tem como objetivo geral compreender como pode relacionar a influência do psicólogo no processo de Adoção e como objetivos específicos: a) conceituar o termo Adoção e contextualizar historicamente a Adoção no Brasil; b) abordar sobre a Adoção no Brasil contemporâneo, a partir da análise dos perfis das crianças e adolescentes propostos pelos pretendentes, além de traçar o perfil dos mesmos, retratando os motivos, tanto dos pretendentes quanto das crianças e/ou adolescentes, que recorrem à adoção; c) tratar sobre os aspectos legais, sociais e psicológicos que envolvem a Adoção; d) explanar sobre a Adoção no campo da psicologia jurídica; e, por fim, e) identificar a importância da prática psicológica nesse contexto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (65.5 Kb)   pdf (280.8 Kb)   docx (56.3 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com