Teste De Strrop
Casos: Teste De Strrop. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cristinapirralho • 8/9/2014 • 1.206 Palavras (5 Páginas) • 443 Visualizações
. TESTE DE STROOP:
TRABALHO DE PSICOLOGIA DA PERCEPÇÃO
PROF: CECÍLIA
TURMA: PSICOLOGIA 3 PERÍODO
TURNO: NOITE
GRUPO: CRISTINA ROSALÉM
GRAZIELLE FERREIRA
ÍNDICE:
INTRODUÇÃO
ATIVIDADE ESTRUTURADA
DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO
DESCRIÇÃO DA INSTRUÇÃO
ATENÇÃO
CONTROLADA X AUTOMÁTICA
CONTINUUM EM PROCESSOS
CONTROLE INIBITÓRIO
RESULTADO
MÉDIA E DESVIO PADRÃO
Introdução
John Ridley Stroop nasceu a 21 de Março de 1897 em Rutherford COUNTRY, no estado do Tennessee e faleceu a 1 de setembro de 1973.
Desde o inicio da sua educação na escola de Kitrell County e até concluir o ensino secundário no liceu David Lipscomb, sempre foi um dos melhores alunos.
Stroop continuou os estudos na universidade George Peabody College, onde se doutorou em psicologia Experimental.
A partir daí teve uma carreira invejável retirando-se em 1967, para exercer a posição de reitor da escola de Ohio Valley, para depois assumir a posição de “emeritus”, professor de estudos Bíblicos na agora universidade, Davis Lipscomb.
Wilhelm Wundt investigou quanto tempo as pessoas demoravam a nomear objetos e as características dos mesmos, assim como o tempo que demoravam a ler as palavras correspondentes. Concluiu que ler as palavras demorava menos tempo do que dizer o nome dos objetos ou as suas características.
Embora tivessem sido feitos inúmeros estudos sobre esta matéria, só o artigo de Stroop combinava as dimensões da palavra e do objeto/características, criando a famosa situação de resposta e conflito.
Jensen e Rohwer (1966) criticaram Jaensch (1929) por ter integrado as duas dimensões – a palavra e a cor – alguns anos antes de Stroop, mas o trabalho de Jaensch recebeu pouca atenção relativamente ao de Stroop. O rigor e clareza excepcionais do seu trabalho, sem dúvida contribuíram para a compreensão do seu artigo. A sua investigação foi continuada no laboratório psicológico Jesup, com a supervisão do professor Joseph Peterson.
São vários os objetivos do Teste de Stroop, pretende, entre outras coisas, avaliar o processo de automatização de leitura, ou seja, verificar até que ponto é possível nomear a cor da palavra sem, no entanto, a ler. De um modo geral, as palavras exercem uma forte interferência entre as diferentes informações (o que está escrito e a cor da palavra) que são simultaneamente processadas pelo cérebro, causam um conflito. Existem duas teorias que tentam explicar o “Efeito Stroop”:
1 – Teoria da Velocidade do Processamento
A interferência ocorre porque as palavras são lidas mais rapidamente do que as cores são nomeadas.
2 – Teoria da Atenção Seletiva
A interferência ocorre porque a nomeação de cores requer mais atenção do que ler palavras.
Descobriu-se mais tarde, que este teste poderia indicar a presença de comprometimentos pré-frontais, sempre que o indivíduo apresentasse uma dificuldade em inibir respostas previamente aprendidas, o chamado “efeito Stroop”.
Atividade Estruturada:
Criado por J. Ridley Stroop, o teste exercita os lóbulos frontais do cérebro responsáveis por nosso planejamento e ação. A pessoa precisa ler a cor do que está escrito, independentemente da palavra. Você consegue?
Vamos tentar?
Objetivo – Avaliar a atenção seletiva, a capacidade de manter a meta em uma atividade e inibir a tendência de fornecer respostas impulsivas, além da velocidade no processamento de informações. Sendo sensível à rapidez para nomeação de cores.
Descrição do Experimento:
Participantes:
Participaram neste estudo, 08 pessoas, todos estudantes do Curso de Psicologia da Universidade Estácio de Sá, maioritariamente jovens adultosNenhum dos participantes apresentava distúrbios na percepção das cores.
Material:
- Cronómetro
- Tabela de cores dadas no computador
- Tabela de registo dos tempos de leitura e quantidade de erros, anotada no quadro da sala
- Foram utilizadas três listas diferentes:
. Lista 1 – blocos eram apresentados em cores.
. Lista 2 - apresentava as palavras coincidentes com a cor a que estavam escritas (por exemplo, VERDE, AZUL).
. Lista 3 - as palavras apresentadas designavam cores que não lhe eram correspondentes (por exemplo, VERMELHO, AMARELO).
DESCRIÇÃO DA INSTRUÇÃO:
Os Participantes retiraram-se da sala, e eram chamados um a um.
Foi apresentada a cada Uma das pessoas uma 1ª lista no computador. A lista 1 consistia
...