Toxicologia: problemas de drogas como um dispositivo político para auto-promoção
Seminário: Toxicologia: problemas de drogas como um dispositivo político para auto-promoção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: guerra5019 • 18/9/2014 • Seminário • 1.157 Palavras (5 Páginas) • 322 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Unidade de aprendizagem: Toxicologia e Segurança Pública
Curso: TECNOLOGO EM SEGURANÇA PÚBLICA
Professor: ANA MARIA PEREIRA LOPES
Nome do estudante: HENRIQUE OLIVEIRA
Data: 11/09/2014
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Esta avaliação é composta de três passos a serem seguidos: o primeiro envolve a escolha e contato com uma instituição terapêutica de atendimento a pessoas que fazem uso abusivo de substâncias químicas, solicitando um horário para um diálogo com você. O segundo momento é o da coleta das informações, momento em que deve estar preparado para fazer anotações importantes sobre os dados que precisa. E, um terceiro momento, que envolve a releitura do livro didático, sobretudo nos seus capítulos 1, 2 e 3 para executarem a análise dos dados coletados à luz dos conteúdos do livro didático. Outras referências também podem ser usadas, mas tenha atenção às observações ao final desse arquivo! Inicie o quanto antes a atividade, e com uma leitura prévia do livro didático!
Bom trabalho!
Depois de ter lido os textos e assistido aos vídeos sugeridos em nossa unidade de aprendizagem, no que se refere às drogas, identifique uma instituição que desenvolva algum tipo de atendimento à pessoas com uso abusivo de drogas (centros de atenção psicossocial, clínicas privadas, unidades básicas de saúde, comunidades terapêuticas, hospitais, associações, organizações não governamentais e etc.).
1) Realize uma pesquisa numa instituição terapêutica destinada a pessoas com uso abusivo de substâncias químicas, levantando os seguintes dados:
Dados de Identificação da Instituição:
Nome da empresa/instituição terapêutica
Grupo Vale – Comunidade Terapêutica Vale do Sol
Objetivos da instituição
Mostrar, utilizando-se de técnicas especiais, caminhos ao toxicodependente que o conduzirão à mudança comportamental para que ao final do tratamento o leve ao convivio harmônico-social sem o uso de substâncias químicas.
Natureza jurídica da instituição
Filantrópica
Tempo de existência
10 anos
Dados sobre número de funcionários e de quantidade de atendimentos
A equipe é composta por coordenadores terapêuticos, psicólogos, médicos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, equipe de segurança, psiquiatras e voluntários. Em torno de 35 pessoas.
A quantidade de atendimentos oscila muito e não soube precisar o numero efetivo de atendimentos.kjnk
Fonte de informação na instituição (nome, cargo e contato)
Rangel Pereira dos Santos, Atendente, tel : 041 3574 2003
2) Em um texto de aproximadamente uma lauda, apresente os seguintes dados levantados na instituição pesquisada:
Quais os fundamentos da compreensão da instituição acerca do fenômeno de uso de drogas na modernidade?
Quais os processos terapêuticos adotados pela instituição no sentido de desenvolver laços sociais e redes de apoio psicossocial das pessoas atendidas pela instituição?
A Instituição entende que o uso de drogas é um dos problemas socias de maior vulto na nossa sociedade e que a sua origem decorre de vários fatores, desde socio-econômicos a fatores psicológicos... Está ciente de que o uso indiscriminado das drogas, tanto as lícitas como as ilícitas, na maioria das vezes, podem geram uma série de outros problemas inclusive a própria subjugação ao mundo do crime, vindo, dessa forma, a exponencializar os problemas no âmbito familiar e incorrendo, não raras vezes, na total desagregação da estrutura familiar.
Dispõe de uma equipe composta por coordenadores terapêuticos, psicólogos, médicos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, equipe de segurança, psiquiatras e ainda Conselheiros e Monitores capacitados para estar a frente dos diversos problemas e situações decorrentes do uso/abuso de substâncias psicoativas, bem como dos sintomas relacionados a abstinência das mesmas. Entendendo que a maioria dos problemas relacionados a isso são comportamentais, são aplicadas ferramentas terapêuticas visando a conscientização e o aconselhamento
...