UM RELATÓRIO CIENTIFICO
Por: Daysiinhaa • 28/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.110 Palavras (5 Páginas) • 228 Visualizações
Unip – Universidade Paulista
RELATÓRIO CIENTÍFICO
São Paulo
2015
RELATÓRIO CIENTÍFICO
.
São Paulo
2015
RESUMO
Este relatório tem como base o experimento em Psicologia Experimental. O experimento foi feito para observar o comportamento de pressão à barra do sujeito experimental, um rato (software). Os procedimentos utilizados foram de nível operante e modelagem de pressionamento a barra. Os dados de cada sessão estão anexos neste relatório. O experimento ocorria em um software aonde o sujeito era observado dentro de uma caixa, que continha um bebedouro e uma cumbuca de comida aonde era pressionado uma barra que liberava comida. O sujeito inicialmente não correspondia aos estímulos, porém aos poucos ele foi respondendo.
Palavras-chave (Experimento, Skinner, Sujeito Experimental).
SUMARIO
1.INTRODUÇÃO................................................................................................01
2.OBJETIVOS...................................................................................................03
2.1 OBJETIVOS GERAIS..................................................................................03
2.2OBJETIVOS ESPECÍFICOS........................................................................03
3.MÉTODO........................................................................................................03
3.1 DESCRIÇÃO DO SUJEITO EXPERIMENTAL...........................................03
3.2 EQUIPAMENTO E MATERIAIS..................................................................03
4. PROCEDIMENTO..........................................................................................04
4.1 NIVEL OPERANTE.....................................................................................04
4.2 MODELAGEM.............................................................................................06
5. DISCUSSÃO..................................................................................................08
6.REFERÊNCIA.................................................................................................09
1.INTRODUÇÃO
Behaviorismo é uma palavra de origem inglesa “ Behavior”, que se refere ao estudo do comportamento. Temos o Behaviorismo Radical proposto por Burrhus Frederic Skinner e o Metodológico que tem como precursor Watson.
O behaviorismo metodológico vai definir o comportamento como seu objeto de estudo. Comportamento este que é observável e tem como definição ser observável pelo outro e afetado pelo sentido do outro e assim ser contado e medido.
Behaviorismo de Skinner surgiu, como uma proposta para a Psicologia tornar o comportamento do sujeito o foco de estudo, e não como indicador de alguma outra coisa, ou seja, como indício da existência de um fenômeno que se expressaria através do comportamento.
Skinner, desenvolve o que chamamos de Behaviorismo Radical, em tese de comportamento define que comportar –se é interagir com o mundo externo, ou seja suas relações e convivências que provocam movimentação tanto internas quanto externas. É o desempenho de adaptação do organismo ao ambiente que são as forças externas.
A definição de ambiente para o Behaviorismo radical é que “ambiente é o conjunto de condições ou circunstâncias que afetam o comportar-se, não importando se estas condições estão dentro ou fora da pele”
Segundo Skinner as reações que ocorrem no organismo do indivíduo está diretamente relacionado ao ambiente, assim, propondo o estudo dos seguintes comportamentos: Comportamento operante, respondente (ou reflexo).
O comportamento operante: É o procedimento que modelada uma resposta no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas. É quando a resposta gera uma consequência alterando a probabilidade de acontecer novamente; se o resultado for reforçador, aumentara a probabilidade de ocorrer novamente, caso for punitiva, além de diminuir a probabilidade de ocorrer novamente a consequência, poderá causar efeitos colaterais.
Skinner vai propor também o comportamento de extinção que ocorre quando o estímulo oferecido para manter um comportamento condicionado é retirado, gerando a diminuição de respostas aprendidas.
2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVOS GERAIS
Colocar em prática o conteúdo teórico da disciplina Psicologia Experimental I, realizando em situação de laboratório, a observação de nível operante e o procedimento de modelagem do comportamento de pressão à barra do sujeito.
2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Observar os comportamentos do sujeito experimental, um rato (software) durante 15 minutos, fazendo as anotações específicas de seu padrão de comportamento operante antes do experimento de modelagem.
Modelar através da aproximação sucessiva e do reforçamento diferencial (comida), um novo comportamento (pressionar a barra).
3. MÉTODO
3.1. DESCRIÇÃO DO SUJEITO EXPERIMENTAL
Rato de um software.
3.2. EQUIPAMENTOS E MATERIAS
Um software –com um rato dentro de uma caixa,com um bebedouro , uma cumbuca de comida e uma barra que aciona a liberação de comida.
Painel de Controle –a tecla space do teclado para pressionar a barra e liberar comida.
Folhas de Registro para observação de nível operante e modelagem,e cronometro.
Outros materiais como lápis, borracha e caneta.
4. PROCEDIMENTO
Ao entrar no laboratório, ligar o computador, abrir o software, preencher a ficha de registro de observação, uma pessoa da dupla fazia as anotações enquanto a outra observa e passa as informações durante 15 minutos, isso para o nível operante.
...