Uma história da Psicologia Organizacional e do trabalho em São Paulo
Por: Caroline Vitória • 2/12/2020 • Artigo • 1.167 Palavras (5 Páginas) • 286 Visualizações
SUMÁRIO
1. Introdução..........................................................................................2
2. Uma história da Psicologia Organizacional e do trabalho em São Paulo...........................................................................................3
3. Artigo: Psicologia e Tecnologia: a atuação do psicólogo nas organizações......................................................................................4
4. Coclusão.............................................................................................5
5. Referências Bibliográficas................................................................6
¬¬¬
1. INTRODUÇÃO
O documentário, assim como, o artigo, tem um processo histórico. Ambos falam como se deu início, até as suas mudanças – por acontecimentos sócio históricos – e como foi modificando à medida em que a necessidade dessa atuação foi recebendo diferentes demandas.
A sociedade mudou muito nos últimos anos. Com relação a sociedade, e a subjetividade humana, o trabalho também teve que se adaptar. Pela realidade deste fato, de alguma maneira, a Psicologia do trabalho sempre esteve atenda à essas diversas mudanças
A atuação do psicólogo, apresenta-se como conhecimentos científicos e práticas que visam beneficiar o desenvolvimento humano, assim como, apresenta-se como conhecimentos científicos e práticas que se voltam ao incremento da produtividade e conformação do trabalhador ás exigências do sistema produtivo.
A Psicologia aplicada ao trabalho, estabelece compromissos com o sistema produtivo por meio da implementação de mecanismos de controle e dominação da conduta.
O objetivo da Psicologia Organizacional é atribuir um ambiente que beneficia o trabalhador a conquistar as suas metas profissionais e pessoais
2. Uma história da Psicologia Organizacional e do trabalho em São Paulo
No primeiro instante, a Psicologia do trabalho foi a Psicotécnica. E pelo fato de ser executado na separação de operários e trabalhadores para a indústria, tornou-se Psicologia Industrial. E ao perceberem que tudo isso era realizado para que houvesse uma organização, como se fosse um grande avanço, converteu-se a Psicologia Organizacional
E através de testes, a Psicologia entrou no mundo do trabalho. Foram feitos o uso de testes para a escolha de pessoal no exército americano, durante a Primeira Grande Guerra, com o intuito de que os testes identificassem as aptidões de soldados e oficiais. Sua aplicação era entender o homem, para ter o encontro do homem certo para o lugar certo.
O Brasil importou a Psicotécnica na década de 20, e aos poucos foi se tornando um dos grandes ramos de atuação do Psicólogo. Mas deveria ocorrer transformações para que o teste se adaptasse à cultura brasileira, onde o indivíduo que se encontra numa situação precária e de baixa qualificação de escolaridade, pudesse desenvolver uma atividade prática. Foi onde desenvolveu o teste chamado INV (Inteligência Não Verbal).
A partir do crescimento e reconhecimento da profissão de psicologia, não é qualquer pessoa que pode adquirir para a compra, apenas com a apresentação da carteira de fiação ao regional de Psicologia. O uso do teste é exclusivo dos psicólogos.
Com passar do tempo, foi-se descobrindo que as condições físicas do trabalho não é ao mais importante, mas sim, as condições humanas, especialmente de relacionamento entre direção e trabalhador. O psicólogo observou que não sabia o que acontecia com as pessoas após passarem pela seleção, e analisou que é extremamente necessário entender todo o conjunto, em sua relação com o grupo e organização, onde o sujeito foi inserido. Essa evolução se modifica de empresa a empresa, conforme há essa possibilidade de permissão através da empresa para com o psicólogo.
Mediante o processo de redemocratização da nova constituição e fortalecimento dos movimentos sociais em 1980, a psicologia encontrou um novo espaço de atuação, começando a dar mais prioridades na saúde do trabalhador. Após percorrer durante muitos anos entre duas vertentes, psicotécnica e o trabalho interno na gestão de recursos humanos.
Outros aspectos se tornaram papel do psicólogo organizacional, tendo a tradição que transforma a partir de demandas gerenciais a área da saúde do trabalhador, é muito importante em questão e condições de trabalho por referência a saúde.
O psicólogo é um elemento indispensável de apoio, inclusive de reflexão para que o trabalhador supere certas demandas, no ambiente altamente desgastantes em vários setores, eminente a profissão que o sujeito venha a exercer. Há situações em que o psicólogo acaba sendo um apoio psicológico do trabalhador, ajudando até mesmo o sujeito não se desestruturar, porque as pressões são muitas.
3. Artigo: Psicologia e Tecnologia:
...