Vigotsk
Bibliografia: Vigotsk. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silvikis • 28/3/2014 • Bibliografia • 384 Palavras (2 Páginas) • 337 Visualizações
Lev Vygotsky
Lev Semenovich Vigotsky foi um psicólogo bielo-russo, descoberto nos meio acadêmicos ocidentais depois da sua morte, aos 38 anos. Pensador importante foi pioneiro na noção do que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida.
Cronologia
1896 – Nasceu em Orsha, na Bielo- Rússia;
1917- Quando estudante na Universidade de Moscou foi um leitor ávido e assíduo de temas como Linguística, Ciências Sociais, Filosofia e Artes;
1917- Conclui seus estudos em Direito e Filologia (conjunto de conhecimentos necessários para se interpretar um texto);
1917- 1924- Lecionou Literatura e Psicologia em Gomel e fundou a resvista literária Verash;
1924- Inicia seu trabalho sistemático com auxilio de estudantes e colaboradores, com uma série de pesquisas em Psicologia do Desenvolvimento, Educação e Psicopatologia.
Participa do II Congresso de Psciconeurologia (estudo das interações entre cérebro e mente) em Liningrado, onde expõe com uma clareza impressionante para um jovem de 28 anos, o tema da relação entre reflexos condicionados e comportamento consciente do homem;
1925- 1934- Lecionou Psicologia e Pedagogia em Moscou e Liningrado;
1934- Morre vítima de Tuberculose.
Alguns Conceitos
Para Vigotsky, o desenvolvimento mental da criança é um processo contínuo de aquisição de controle ativo sobre funções inicialmente passivas.
Desenvolvimento intelectual e linguístico da criança relacionado à interiorização do diálogo em fala interior e pensamento.
Desenvolvimento do agrupamento conceitual das crianças, onde inicialmente há um amontado de conceitos, depois um complexo de conceitos, pseudoconceirtos e, finalmente, conceitos verdadeiros.
A capacidade de impor estruturas speriores
Para Vigotski, o desenvolvimento mental da criança é um processo contínuo de aquisição de controle ativo sobre funções inicialmente passivas.
Desenvolvimento intelectual e lingüístico da criança relacionado à interiorização do diálogo em fala interior e pensamento.
Desenvolvimento do agrupamento conceitual das crianças, onde inicialmente há um amontoado de conceitos, depois um complexo de conceitos, pseudoconceitos e, finalmente, conceitos verdadeiros.
A capacidade de impor estruturas superiores no interesse de ver as coisas de modo mais simples e profundo é tida como um dos poderosos instrumentos da inteligência humana. Essa capacidade evita que, ao contato com novos conceitos, a criança tenha de reestruturar os conceitos já incorporados.
Para Vigotski o brinquedo é o mundo imaginário onde a criança pode realizar seus desejos.
Zona de desenvolvimento proximal – é a “lacuna” entre aquilo que o indivíduo pode realizar sozinho e aquilo em que ele vai precisar da ajuda de alguém.
...